Mark Zuckerberg; Meta; WhatsApp

Mark Zuckerberg no evento Conversations

O WhatsApp abre sua WhatsApp Business API para acesso de empresas de qualquer porte e passa a oferecer toda a infraestrutura necessária para a sua utilização de graça na nuvem – movimento que havia sido adiantado por Mobile Time em março. A novidade é tão importante que foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na abertura do evento online Conversations, organizado pela companhia, nesta quinta-feira, 19.

“Tenho o prazer de anunciar que estamos abrindo o WhatsApp para qualquer empresa, de qualquer tamanho, em todo o mundo, com a WhatsApp Cloud API”, disse Zuckerberg. “Qualquer empresa ou desenvolvedor pode acessar facilmente nosso serviço, operar diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e acelerar o tempo de resposta aos clientes usando nossa WhatsApp Cloud API segura e hospedada pela Meta”, complementou.

A Meta vai prover não apenas a hospedagem, mas também a manutenção e toda a capacidade de processamento para as empresas que usarem sua API na nuvem. Isso vai permitir o acesso mais rápido às novas funcionalidades que forem lançadas pelo WhatsApp, e também vai aumentar o tráfego de mensagens enviadas por marcas para seus consumidores. Vale ressaltar que continua havendo cobrança para a iniciação de qualquer conversa entre marcas e consumidores pelo WhatsApp Business API.

A Meta informa que 1 bilhão de usuários no mundo conversam com marcas semanalmente através dos apps do grupo (WhatsApp, Instagram e Messenger). E uma pesquisa encomendada pela companhia mostra que sete em cada 10 pessoas confiam mais em empresas com as quais podem conversar através de mensagens. A mesma pesquisa indica que 65% dos consumidores preferem se comunicar por mensagens do que por email ou telefone.

Análise

Até então, o acesso à API do WhatsApp estava restrita a um seleto grupo de grandes empresas (como bancos e operadoras) e parceiros homologados pelo app de mensageria, os chamados BSPs (Business Solution Providers). A abertura da API muda completamente as regras do jogo, pois o acesso à API deixa de ser um diferencial competitivo dos BSPs. Estes precisarão se diferenciar pela oferta de serviços de valor agregado, como plataformas de comunicação omnichannel; desenvolvimento de bots; processamento de linguagem natural; uso de inteligência artificial para monitoramento e análise das interações etc.