O WhatsApp vai oferecer infraestrutura na nuvem de graça para as empresas que utilizam a sua API de mensageria, a WhatsApp Business API, como antecipado por Mobile Time. O serviço está sendo testado em fase beta por várias empresas e será lançado oficialmente em breve, disse Ajit Varma, diretor de produtos de negócios do WhatsApp, em conversa com jornalistas brasileiros nesta terça-feira, 29, em São Paulo.

A novidade, chamada de “cloud API”, deve reduzir de maneira significativa os custos das empresas que usam o WhatsApp como canal de relacionamento com seus consumidores. Varma estima que, em alguns casos, o uso de servidores para processamento e armazenamento de informações e os engenheiros necessários para essa operação chegam a representar metade dos custos dos projetos.

“Vamos absorver esses custos e dar de graça. É uma mudança muito importante”, disse o executivo. Outra vantagem é que, ao internalizar essa infraestrutura que até então ficava a cargo dos seus parceiros e clientes, o WhatsApp conseguirá também acelerar a adoção de novos releases da sua plataforma e ganhar mais escalabilidade, argumentou o executivo.

Diretório de empresas e pagamentos

O WhatsApp também está trabalhando para que a funcionalidade de diretório de empresas seja expandida o máximo possível. Hoje, ela está disponível em caráter de teste para pequenos comércios locais em São Paulo. A ideia é, no futuro, ferramenta de busca de negócios estará disponível também para grandes empresas.

Por sua vez, a funcionalidade de pagamentos terá aprimoramentos importantes nos próximos meses, mas Varma não revelou mais detalhes. Perguntado se os resultados obtidos com pagamentos no Brasil estão abaixo ou acima do que esperavam até agora, o executivo respondeu: “Temos o compromisso de longo prazo com pagamentos dentro do WhatsApp. Queremos que seja tão fácil fazer um pagamento quanto enviar uma mensagem”. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, em janeiro, 17% dos usuários do WhatsApp haviam cadastrado um cartão de débito no aplicativo para a realização de transferências.

Ajit Varma, diretor de produtos e negócios, e Kyle Jenke, diretor de mensageria de negócios, do WhatsApp, em visita a São Paulo