A Samsung suspendeu a troca do Google pelo Bing como motor de busca em seus smartphones. Fontes próximas ao tema informaram ao Wall Street Journal que a fabricante sul-coreana não fará a mudança por dois motivos: o receio da reação e percepção dos consumidores; e os possíveis impactos que a mudança trará para outros acordos que a Samsung tem com o Google.

No mês passado, a possibilidade de troca dos buscadores nos handsets foi ventilada na imprensa.

Principal vendedora de smartphones Android no mundo, segundo dados recentes da Omdia, a Samsung oferece Google Chrome e outros de seus apps pré-instalados. As empresas estreitaram o relacionamento em software, que resultou em melhorias na interface de usuário da Samsung e até em uma parceria conjunta em wearables. Além disso, a norte-americana consome os insumos da sul-coreana, como as memórias dos seus servidores.

Ainda coincidem com a decisão da Samsung os avanços que o Google apresentou em inteligência artificial generativa durante o Google I/O na última semana, em uma tentativa de fazer frente ao rival Microsoft Bing e à sua fornecedora IA generativa, a OpenAI com o ChatGPT.