[Atualizada às 19h17 do dia 19/06/2020] Ao menos 1 mil lojas e restaurantes dos 12 shoppings e centros comerciais da Multiplan que estão abertos aderiram ao modelo de venda direta com drive-thru. O serviço está funcionando desde a semana do dia 12 de junho, quando foi celebrado o dia dos namorados, como informou Daniel Peres Chor, diretor de inovação e negócios digitais da rede de empreendimentos comerciais.

“A experiência tem sido positiva para clientes e lojistas, que vêm aumentando a adesão a esses sistemas de vendas”, afirmou o executivo em conversa por e-mail com o Mobile Time. “O drive-thru e o delivery são um apoio e suporte ao lojista para que gire seu estoque.  Não divulgamos expectativa de venda dessas iniciativas, mas podemos antecipar que os números são encorajadores até agora”, relata

Como funciona

Desenvolvido internamente pela área de marketing, inovação e negócios digitais (MIND) da Multiplan, a plataforma permite que usuários acessem a lista de lojas que adotaram o novo modelo comercial pelo site dos 12 shoppings ou pelo app Multi (Android, iOS). Ao selecionar uma das lojas, o sistema leva o cliente direto ao WhatsApp da loja ou permite que o consumidor ligue para fazer a negociação.

“O canal redireciona o cliente para o WhatsApp próprio das lojas. Após alguns testes, chegamos à conclusão de que desta forma haveria melhor upsell e cross-sell para os lojistas e satisfação para os clientes. Monitoramos as lojas com maior número de leads e fazemos um trabalho de quality assurance para verificar o resultado continuamente”, explica Chor.

Com a negociação concretizada, o cliente vai de carro até o shopping e retira o produto na área de expedição, sem sair do veículo. Ou seja, um formato que mantém a receita entrando para o lojista e não expõe o cliente ao novo coronavírus.

Disponibilidade

Inicialmente, a solução de venda via drive-thru está disponível em 12 shoppings que voltaram a operar após o período de distanciamento social. São eles: BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); ParkShoppingBarigui, em Curitiba (PR); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo; ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); BarraShopping, NewYorkCityCenter, ParkShoppingCampoGrande, e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); e oParkShopping, em Brasília (DF).

BH Shopping, PátioSavassi e DiamondMall, em Belo Horizonte (BH) estão temporariamente fechados e não tem previsão de ter o drive-thru. RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula, em Ribeirão Preto (SP) também estão fechados, mas operam com o sistema de vendas por drive-thru.

Expansão do app

Outra novidade da Multiplan é a expansão do aplicativo Multi (Android, iOS) para Porto Alegre. A partir desta semana, o app passa a aceitar compras com delivery para clientes do BarraShoppingSul. Além do shopping na capital gaúcha, o app atua com clientes no BarraShopping, no Rio de Janeiro; e MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo.

Feito em parceria com o Delivery Center, o Multi é um marketplace das lojas dentro dos shoppings da Multiplan e realiza a entrega de pedidos a até seis quilômetros do centro comercial em um prazo de até duas horas. Com a Multiplan como sócia, o Delivery Center triplicou o volume de vendas durante a quarentena.