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O WhatsApp (AndroidiOS) está ampliando os testes com a ferramenta de busca de empresas listadas no WhatsApp Business (pequenas e médias) por usuários em bairros da cidade de São Paulo. A informação foi confirmada para o Mobile Time nesta sexta-feira, 22.

“Atualmente, estamos expandindo esse projeto piloto em alguns bairros de São Paulo e a funcionalidade estará disponível para mais usuários em breve”, diz a empresa, em nota enviada a esta publicação.

O app mostra praticamente todas as macrorregiões (distritos) de São Paulo como bairros disponíveis. São eles:

  • Água Rasa; Alto de Pinheiros; Aricanduva; Arthur Alvim; Barra Funda; Bela Visa; Bom Retiro; Brás, Butantã; Cambuci; Campo Grande; Campo Limpo; Capão Redondo; Casa Verde; Consolação, Freguesia do Ó; Ipiranga; Itaim Bibi; Itaquera, Jaguaré (aparece como Jaguará); Jardim Paulista; Lapa; Liberdade; Limão; Moema; Mooca; Morumbi; Pari; Perdizes; Pinheiros; República; Sacomã; Santa Cecília; Santana; Santo Amaro; Sapopemba; Saúde; São Mateus; Sé; Tatuapé; Tucuruvi; Vila Andrade; Vila Formosa; Vila Guilherme; Vila Mariana; Vila Matilde; e Vila Medeiros.

Em setembro deste ano, a companhia anunciou os testes com a ferramenta de busca e contato com lojistas para usuários beta. Mas, recentemente, a nova função começou a ser liberada para acesso de usuários que não estão no programa de teste do aplicativo.

Como lembra o porta-voz, a proposta da funcionalidade é facilitar a descoberta de empresas locais pelos usuários e ajudar essas empresas a encontrarem novos clientes, por meio de um diretório de buscas por negócios locais diretamente no WhatsApp.

Como funciona

Mobile Time teve acesso nesta semana à busca por empresas dentro do WhatsApp. Quem tem a funcionalidade disponível no aplicativo tem uma primeira notificação no alto da tela, indicando para ir à área de busca. Mas também pode clicar no botão de nova mensagem e clicar em “empresas perto de você”.

Dentro do novo serviço do app de mensageria, o consumidor pode selecionar uma das seguintes categorias: roupas e vestuário; compras e varejo; serviço automotivo; restaurante; pizzaria; mercearia; alimentos e bebidas; educação; esportes e recreação; e serviço local.

Após selecionar uma das categorias, o WhatsApp mostra uma lista de empresas com status (aberto ou fechado), distância e o endereço. Uma vez selecionado o card de uma dessas empresas, o usuário pode começar uma conversa com o lojista ou adicionar o seu contato na agenda do celular.

Inicialmente, o aplicativo lista os comerciantes mais próximos do usuário com base na localização, mas é possível trocar a localidade, ao selecionar os bairros por meio do botão “perto de” no alto da tela.

Análise

O cenário do WhatsApp Business mais presente no cotidiano de compras do brasileiro começa a se desenhar a partir desta ferramenta. Aquela esperança de muitos analistas do mercado de o app de mensageria do Facebook ser um super app – similar ao WeChat – finalmente está próxima.

A experiência é fluida e simples, sem banners ou propagandas.

Analisando friamente, a função do WhatsApp pode ser risco imediato para os serviços de delivery como Rappi, Uber Eats e iFood. Ou seja, o app de mensageria substitui todos esses para intermediar as compras de produtos e serviços.

Por exemplo, o WhatsApp pode terminar com aquela dinâmica de abrir um app de delivery e ficar procurando por comida que cabe no bolso. Agora, o usuário poderá falar e negociar diretamente com o lojista, algo que não existe nas plataformas de delivery.

Por outro lado, não é uma ameaça aos marketplaces (físicos e digitais). Eles podem ter espaço e eventualmente usarão o WhatsApp para reduzir a fricção nas compras e melhorar a comunicação com o consumidor. Vimos vários casos neste sentido no relacionamento entre shoppings, clientes e empresas de logística (Multiplan, por exemplo) durante a pandemia.

Vale lembrar, o WhatsApp é o app mais popular do País, presente em 99% dos smartphones nacionais, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, de fevereiro deste ano.  Além disso, em uma outra pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, feita em setembro, o serviço de pagamento do app de mensageira (WhatsApp Pay) teve 7% de usuários com seus cartões de débito cadastrados no aplicativo.

A análise do último mês revela ainda que a proporção que declara se comunicar com marcas pelo app de mensageria subiu de 76% para 80%, comparado com o ano anterior.