|Atualizado em 21 de agosto às 16h58| O uso de robôs de conversação, também conhecidos como chatbots, está se intensificando no Brasil, especialmente no atendimento ao consumidor. Em um ano, cresceu 25% o volume mensal de mensagens geradas em conversas com bots de texto no País, passando de 800 milhões para cerca de 1 bilhão, de acordo com levantamento feito por Mobile Time na nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, relatório disponível para download gratuito aqui.

83 empresas que produzem bots comercialmente no Brasil responderam a pesquisa. Juntas, elas já desenvolveram aproximadamente 60 mil robôs de conversação de texto e de voz em português. Para se ter uma ideia do avanço dessa tecnologia, na edição anterior, realizada um ano atrás, houve 66 empresas respondentes que haviam produzido até então 17 mil bots.

A maioria das empresas estão concentradas no estado de São Paulo: há 53 produtores paulistas de bots, o que corresponde a 65% do total mapeado. O Rio de Janeiro assumiu o segundo lugar, com nove desenvolvedores.

65% dos desenvolvedores entrevistados trabalham com bots de texto e de voz; enquanto 31% fazem somente bots de texto; e 4%, somente de voz. Quanto ao uso de processamento de linguagem natural (PLN), 53% dos desenvolvedores declaram que utilizam essa tecnologia na maioria dos seus projetos; enquanto 35% dizem que a maioria dos seus bots são híbridos, mesclando botões e PLN; e 12% informam que trabalham predominantemente com diálogos guiados por botões.

O relatório completo pode ser baixado aqui.