O Google apresentou nesta terça-feira, 19, uma série de atualizações da sua inteligência artificial generativa, o Bard. Entre elas, a integração com aplicações da empresa, como Gmail, Docs, Maps, YouTube, Google Voos e Hotéis e o upload de imagens durante uma conversa com a IA.

Com a solução de IA generativa integrada nas aplicações do Google, será possível encontrar uma data em comum aos viajantes (Gmail); pedir dicas de hotéis e disponibilidade em voos em tempo real (Google Voos e Hotéis); solicitar orientação para chegar nos lugares (Google Maps); e sugerir vídeos sobre passeios (YouTube). Vale lembrar que todas essas informações ficam reunidas em uma única conversa com o Bard.

A empresa garante que os dados encontrados no Gmail, Docs e Drive não serão vistos por revisores humanos, não serão usados pelo Bard para alimentar anúncios e não serão aproveitadas para treinar o modelo de IA generativa.

A novidade está disponível somente em inglês.

Resposta com imagens e mais idiomas

Também será possível fazer o upload de imagens com o Google Lens e usar imagens encontradas na ferramenta de Busca no Bard.

O Google aproveita as atualizações para expandir para mais 40 idiomas alguns recursos do Bard que estavam até então somente em inglês.

Outro ponto é que o usuário pode ajustar as respostas da IA de modo que elas fiquem mais simples, mais curtas, mais informais ou mais profissionais.

Vale lembrar que, para usar o Brad, o usuário deve permitir previamente sua ativação. Ao fazê-lo, a IA pode encontrar e mostrar informações relevantes e customizadas.