Uma série de novidades foram anunciadas nesta quarta-feira, 10, para o Bard, o chatbot de inteligência artificial (IA) generativa do Google, em seu evento anual Google I/O. A ferramenta, cujo acesso foi expandido para 180 países, foi aprimorada, se tornando mais visual e se integrando a serviços do Google, como Lens, além de aplicações externas, como Adobe Firefly.

Recentemente, o novo modelo de linguagem do Google, o PaLM 2, passou a ser utilizado no Bard. Isso permitiu melhorias no seu funcionamento, incluindo capacidades avançadas de raciocínio e matemática, além da habilidade de trabalhar com códigos. Ele consegue escrever em mais de 20 linguagens de programação, além de explicar os códigos escritos.

bardO Bard ficará mais visual nas respostas, que até então suportavam apenas texto. Ao fazer uma busca sobre atrações turísticas de um determinado local, por exemplo, o chatbot mostrará imagens correspondentes, como uma forma de complementar a resposta textual, conferindo uma dimensão visual. Ao mesmo tempo, será possível fazer perguntas usando imagens. O Google Lens será agregado ao chatbot, analisando a imagem e identificando os seus elementos.

“Se você quer se divertir com seus bebês peludos, pode fazer upload de uma imagem e pedir ao Bard para escrever uma legenda engraçada sobre esses dois”, exemplificou Sissie Hsiao, vice-presidente e gerente geral do Google Assistant e Bard, apontando para uma imagem com dois cachorros. “O Lens detecta que esta é uma foto de um pastor alemão pateta e um Golden Retriever e, em seguida, Bard usa isso para criar algumas legendas engraçadas”, detalhou.

Bard criará legendas para imagens (crédito: divulgação)

Além do Lens, o Bard está se integrando a recursos de outros aplicativos e serviços. Ao fazer perguntas cujas respostas envolvam locais, os chatbot poderá indicar no Maps onde estão localizados. Ou poderá organizar as informações textuais em uma tabela, no Planilhas. Além disso, a resposta poderá ser exportada diretamente para o Gmail, para o rascunho de um novo e-mail.

Serviços externos

O Bard também terá extensões de serviços externos, como Spotify, TripAdvisor, Kayak, Uber Eats, OpenTable e Walmart. A única integração antecipada pelo Google foi com o Adobe Firefly. Ao longo dos próximos meses, o serviço de geração de imagens por IA da Adobe será agregado ao chatbot. Será possível pedir para que ele gere imagens, contanto que sigam os padrões de qualidade e responsabilidade ética da Adobe

Expansão

A lista de espera, na qual era necessário se inscrever para utilizar o Bard, foi eliminada. Antes disponível apenas nos EUA e no Reino Unido, o chatbot chega nesta quarta-feira a mais de 180 países e territórios. A ferramenta conversacional pode ser usada em japonês e coreano. Em breve, 40 idiomas serão disponibilizados.