Nesta quarta-feira, 20, Apple e Google disponibilizaram a primeira versão da API de rastreamento de contato. Chamada de Notificação de Exposição, a solução foi projetada para informar as pessoas de possível exposição a outros indivíduos que confirmaram estarem com Covid-19. A tecnologia está incluída nas atualizações do iPhone e do Android divulgadas ao público nesta quarta.

O lançamento significa que as agências de saúde pública agora podem usar a API em aplicativos lançados para o público em geral. Até o momento, a Apple e o Google lançaram apenas versões beta da API para ajudar no processo de desenvolvimento. Ou seja, a partir de agora os desenvolvedores que trabalham em nome das agências de saúde pública podem criar aplicativos que fazem uso dessa API. Vale reforçar que a Apple e o Google não estão desenvolvendo um aplicativo de notificação de exposição ou rastreamento de contato.

Primeiros usuários

De acordo com o noticiário internacional, Alabama, Dakota do Norte e Carolina do Sul são as primeiras regiões dos Estados Unidos a anunciarem o uso da API em aplicativos estaduais destinados a retardar a propagação do coronavírus. E, segundo Apple e Google, outros 22 países em cinco continentes também solicitaram receber acesso à tecnologia desenvolvida em parceria entre as empresas.

A tecnologia será usada no aplicativo CARE19 de Dakota do Norte e no aplicativo SC-Safer-Together, da Carolina do Sul, de acordo com declarações distribuídas por Apple e Google. O oficial de saúde do estado do Alabama disse que o estado está “aproveitando a tecnologia para acelerar a notificação de exposição para diminuir a disseminação da Covid-19, para que todos possamos estar seguros juntos”.

Como funciona

A API de notificação de exposição funciona usando um sistema identificador descentralizado, que usa chaves temporárias geradas aleatoriamente no dispositivo de um usuário (mas não vinculadas à sua identificação ou informações específicas). A API da Apple e do Google permite que as agências de saúde pública definam o que constitui uma exposição potencial em termos de tempo e distância e podem ajustar o risco de transmissão e outros fatores de acordo com seus próprios padrões.

Além disso, Apple e Google permitirão que os aplicativos façam uso de uma combinação da API com os dados do usuário fornecidos através de aplicativos individuais para permitir que as autoridades de saúde pública entrem em contato com os usuários expostos diretamente para que eles saibam quais medidas devem ser tomadas.

Durante o desenvolvimento da API, Apple e Google fizeram várias melhorias para garantir a privacidade. Uma das soluções foi a criptografia de todos os metadados do Bluetooth (como intensidade do sinal e potência de transmissão específica), pois isso poderia ser usado para determinar o tipo de dispositivo, o que oferece uma pequena possibilidade de associar um indivíduo a um dispositivo específico e identificá-lo.

As empresas também proibiram explicitamente o uso da API em qualquer aplicativo que também solicite permissão de informações de localização geográfica aos usuários – o que significa que alguns aplicativos desenvolvidos pelas autoridades de saúde pública para rastreamento de contato que usam dados de localização geográfica não poderão acessar a API de notificação de exposição.