Apple e Google anunciaram que as próximas versões de seus respectivos sistemas operacionais – iOS e Android – terão embarcada a ferramenta de Notificação a Exposição, usada para rastrear a evolução do novo coronavírus. Até então, a solução era uma API opcional inserida em aplicativos desenvolvidos por autoridades de saúde pública. A ferramenta, agora chamada de Exposure Notifications Express (Notificação de Exposição Expressa), permitirá que os governos enviem notificações para pessoas em risco de exposição, sem a necessidade de desenvolver e manter aplicativos.

A partir dos novos OSs, as autoridades precisam apenas enviar a Apple e Google um arquivo de configuração com suas informações de contato e orientações caso a pessoa tenha sido exposta ao vírus. O usuário receberá uma notificação push quando a novidade estiver disponível em seu estado ou região e, ao clicar nessa notificação, será levado a uma série de telas com informações sobre como deverá fazer o opt-in.

O novo sistema não exclui os aplicativos já existentes, que continuarão disponíveis. Em celulares Android, após optar pelo Exposição de Notificação Expressa, o usuário fará o download de um app gerado automaticamente. iPhones não requerem um aplicativo separado: para visualizar a ferramenta, basta entrar na aba Configurações.

Em vez de construir um aplicativo com o novo sistema de notificação de exposição, autoridades de saúde pública podem enviar um arquivo de configuração com suas informações de contato e suas orientações. Com o novo sistema, os usuários receberão uma notificação push quando estiver disponível em seu estado ou região. Ao clicar nessa notificação, o usuário será levado a uma série de telas com informações sobre o sistema, com a opção de adesão.

A estratégia é acelerar a adoção da solução sem que os usuários precisem baixar um app específico. Quanto mais gente usar, mais eficiente será a ferramenta porque ela precisa de uma grande quantidade de pessoas compartilhando os sinais de Bluetooth para funcionar.

Em celulares Android, a atualização sai ainda este mês, e usuários de iPhones já têm disponível o novo OS 13.7 com a ferramenta Exposição de Notificação Expressa.

No momento, Uruguai, Letônia, Itália, Suíça e mais recentemente o Brasil optaram por usar a interface de programação de aplicações das duas empresas.