Neoenergia

Menu do WhatsApp da empresa de utilities Neoenergia. Imagem de divulgação

A assistente virtual da Neoenergia, empresa do setor elétrico, já atendeu 2,3 milhões de clientes únicos entre abril de 2020 e maio de 2021 apenas no WhatsApp. E, ao todo, a companhia do setor de energia registrou mais de 7 milhões de atendimentos ao longo de 13 meses. Em fevereiro o número estava em 5 milhões. A partir do chatbot, o cliente pode solicitar 70 serviços e, a partir deste mês, a empresa oferece novas funcionalidades nos canais Facebook e no app de mensageria. Entre eles: consulta e negociação de débito pendentes com a distribuidora; solicitação de religação; envio de autoleitura; e acompanhamento dos pedidos de micro e minigeração distribuída (ou seja, de geração de energia por meio de placas fotovoltaicas).

Clientes da Elektro, distribuidora que pertence à Neoenergia de São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo, também poderão aproveitar o serviço de autoleitura do consumo de energia, e, pelo app, receberão orientações de como realiza-la em seu medidor. A novidade vai ser expandida para as demais concessionárias em breve.

Até o final do ano, novas ações estão previstas no chatbot da Neoenergia, como a solicitação online de nova ligação de energia, que possuirá a tecnologia de reconhecimento facial no assistente virtual.