chatbot

O chatbot da Neoenergia atingiu a marca de 5 milhões de atendimentos realizados nos últimos 10 meses. Em agosto, a empresa havia chegado a 2,3 milhões. O robô está no Facebook Messenger e no WhatsApp, utiliza inteligência artificial para atender as solicitações dos clientes de forma automática e tem disponível mais de 70 serviços.

Entre os serviços mais usados pelos clientes da distribuidora de energia estão o cadastro e a entrega da fatura digital por WhatsApp, serviço lançado pela empresa em outubro de 2020. Além dele, é possível fazer emissão da segunda via da conta, consulta de débitos e aviso de falta de energia.

Futuramente, o chatbot poderá receber pedidos de consulta e negociação de débitos. Neste caso, os serviços estarão disponíveis até março deste ano aos clientes das quatro concessionárias da empresa – Coelba (BA), Celpe (PE), Elektro (SP/MS) e Cosern (RN) – e o cliente poderá escolher as faturas que deseja negociar, inclusive indicando o número de parcelas e qual a forma de pagamento.

Outro serviço que poderá ser realizado via robô ainda este ano é o de religação, que permite o cliente informar à distribuidora sobre o restabelecimento do fornecimento de energia na residência ao pagar as contas. A empresa vai ofertar ainda em 2021 pelo chatbot a solicitação de uma nova ligação. Neste caso, a Neoenergia prevê o uso de tecnologia de reconhecimento facial dentro do assistente virtual.