educação financeira; Barkus

Bia Santos, CEO da Barkus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A 99Pay (Android, iOS) firmou uma parceria com a Barkus para oferecer um curso de educação financeira para 100 mil moradores de periferias brasileiras que utilizam sua plataforma. Por meio da robô conversacional Iara, os bolsistas serão guiados em uma trilha que abordará o cenário macroeconômico, com exemplos e exercícios baseados no cotidiano das comunidades mais pobres do Brasil.

Anselmo Baccarin, head de comunicação da 99Pay, explicou que a proposta da empresa e da Barkus é facilitar cada vez mais o acesso aos usuários às plataformas financeiras e de mobilidade. Citou como exemplo a pesquisa mais recente de mensageria do Mobile Time/Opinion Box que mostra o WhatsApp presente em 99% dos smartphones no País.

Além disso, a 99Pay encomendou uma pesquisa com a Consumoteca com 1,2 mil pessoas da classe C. O estudo aponta que apenas 9% conseguem investir no futuro e 2% pensam em aposentadoria. Além disso, 76% têm dívidas impagáveis, 60% tiveram retrocesso de renda com a pandemia do novo coronavírus e 55% vivem apenas com R$ 3 mil de renda familiar, um valor considerado insuficiente para pagar as contas do mês e fazer reservas.

A CEO da Barkus, Bia Santos, explicou que Iara trabalhará com a personalização dos cursos de educação financeira para cada perfil de usuário, uma vez que a chatbot tem inteligência artificial robusta por trás e atua de forma “individual e automatizada”. O tipo de conteúdo pode variar, usando vídeos, imagens e mensagens de texto. A executiva explica que Iara conversa “como uma amiga” e inclusive faz cobranças e incentivos ao estudante para completar a trilha.

O curso deve começar em setembro. Até lá, a 99Pay espera ter os bolsistas definidos.