Emerson Hugues, diretor geral da American Tower, e Igor Calvet, presidente da ABDI. (Crédito: divulgação)

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a empresa American Tower do Brasil (ATC) firmaram acordo para difundir o uso da rede móvel 5G no Brasil. A oficialização da parceria se deu nesta quinta-feira, 20, durante o Futurecom, em São Paulo.

A ABDI compartilhará as experiências do programa Conecta 5G, que já está em cerca de 30 municípios brasileiros. A ATC, por sua vez, disponibilizará sua expertise técnico-científica em infraestrutura de telecomunicações. Por meio de programas de cooperação e intercâmbio técnico, científico e tecnológico, ambas vão fomentar o ecossistema de desenvolvimento de aplicações e soluções de cobertura de redes 5G. 

O Conecta 5G tem o intuito de testar o acesso à quinta geração móvel por meio de uma luminária inteligente com antena 5G integrada, desenvolvida para o projeto, instalada em parques de iluminação pública das cidades. No programa, a ABDI tem parceria com o Parque São José dos Campos, apoio da Anatel e do Ministério das Comunicações. Segundo Igor Calvet, presidente da ABDI, o objetivo é posicionar o Brasil estrategicamente nas discussões sobre cidades inteligentes no mundo.