Por volta das 3h49 da manhã (horário de Brasília) desta segunda-feira, 20, a AWS (Amazon Web Services) registrou uma falha em seu sistema localizado na região US-EAST-1, norte da Virgínia, nos Estados Unidos, derrubando sites de empresas em todo o mundo. No Brasil, o Downdetector registrou reclamações de clientes de empresas em diferentes setores, como bancos, operadoras de telecom, jogos e governo. Entre as afetadas estão: iFood, Claro, Banco Pan, Mercado Livre, Mercado Pago, Rede, Roblox, OLX, Zoom, entre tantas outras. Somente às 19h01 desta segunda os serviços da big tech foram normalizados. Foram mais de 15 horas.
A Amazon informou que houve aumento nas taxas de erro e na latência de vários serviços na AWS em Virgínia. “Esse problema também pode estar afetando a criação de casos por meio do AWS Support Center ou da API de Suporte”, escreveu a empresa em seu site.
Nos Estados Unidos, de acordo com a CNBC, muitos dos sites e aplicativos voltaram ao ar após algumas horas, embora o site Downdetector tenha mostrado um novo pico de relatos de usuários por volta do meio-dia (horário da Costa Leste dos EUA) sobre interrupções na Amazon, AWS e Alexa.
Outras falhas das empresas de nuvem
A AWS já enfrentou outras falhas em anos anteriores. Uma interrupção em 2023 deixou muitos sites fora do ar por várias horas, enquanto uma pane mais grave em 2021 afetou serviços e sites no mundo todo, incluindo operações de entrega da própria Amazon, que ficaram paralisadas temporariamente.
Os serviços de nuvem do Google também ficaram fora do ar por um período prolongado em junho, afetando provedores como OpenAI e Shopify. A empresa afirmou que a falha foi causada por várias camadas de atualizações recentes com erros.
E, em julho de 2024, uma falha da CrowdStrike afetou aeroportos em vários países, além de bancos e hospitais.
Respostas das empresas afetadas
Em resposta a este noticiário, algumas empresas afetadas disseram ter sentido as consequências da pane na AWS. Às 18h20 o iFood informou estar “retomando, de forma gradual, o funcionamento completo da operação, após falhas causadas por uma instabilidade global em um dos seus fornecedores de tecnologia”. O aplicativo voltou a operar em todas as localidades, mas o chat de atendimento ainda estava “em processo de estabilização”. E, apesar de ter acontecido horas antes, o efeito ainda pode ser sentido pelos clientes.
Caberá aos usuários abrir chamados na Central de Atendimento do app. “Nosso time analisará a situação e, se estiver dentro das nossas políticas, seguiremos com o reembolso total ou parcial do pedido”, complementou.
O Mercado Livre e o Mercado Pago também informaram sobre a instabilidade em seus apps. E, às 17h50 disseram que as “equipes estão trabalhando rapidamente para restabelecer o sistema”.
O PicPay também enviou comunicado à imprensa, confirmando que foi afetado pela falha da AWS. Às 18h30, disse que “os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível”.
(Colaborou Karina Merli)