A Mastercard criou uma nova categoria de cartão chamada World Legend. Ela fica acima da Black e é voltada para o público de altíssima renda, o 1% da população brasileira com remuneração a partir de R$ 90 mil por mês. Seu diferencial está em benefícios exclusivos em gastronomia, entretenimento e viagens.
O Brasil é o segundo mercado a receber a novidade – o primeiro foram os EUA. Sete emissores já fecharam acordo para trabalhar com a nova categoria de cartão: Banco do Brasil, Itaú, BTG, C6, Picpay, Sicoob e Sisprime. Outros emissores estão negociando e devem ser divulgados nas próximas semanas.
A Mastercard estabeleceu um limite da quantidade que cada banco poderá emitir de cartões World Legend. Caberá a cada emissor definir os critérios de elegibilidade e a estratégia de anuidade.
O Itaú informou que o cartão Itaú World Legend será disponibilizado para clientes selecionados do Itaú Private e Itaú Personalité a partir do início de 2026.
Benefícios do World Legend
“Uma pesquisa global que fizemos indica que 59% do público de altíssima renda prefere investir em experiências em vez de bens de consumo”, relata Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard no Brasil. Por isso, a empresa concentrou os benefícios do cartão World Legend em três pilares: gastronomia, entretenimento e viagens.
Em gastronomia, os portadores terão valet gratuito e prioridade para reservar mesas em restaurantes do Guia Michelin. No Brasil, a lista inclui os restaurantes Casa 201, Corrutela, D.O.M, Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kazuo, Kinoshita, Kuro, Maní, Oizumi Sushi, Ryo gastronomia e Tangará Jean-Georges.
Em entretenimento, contarão com consultoria do ateliê Nara Roesler para compra e venda de obras de arte, assim como visitas guiadas em museus de arte contemporânea ao redor do mundo e ingressos para feiras de arte como ArtRio, SP-Arte, e outras no exterior.
Em viagens, os clientes World Legend terão direito a check-in e check-out a qualquer hora em uma lista de hotéis de primeira classe, como Copacabana Palace, Palácio Tangará, Unique Garden, B Hotel, Hotel das Cataratas, Clara Arte, Botanique, Pousada Maravilha e Vik Retreats. Também terão acesso a salas vip especiais com o conceito de “dining club”, a começar por uma em Guarulhos com inauguração prevista para novembro deste ano. Além disso, terão seguro saúde em viagens internacionais com cobertura de até US$ 1 milhão e seguro com cobertura total para aluguel de carros.
Em 2026, a Mastercard lançará uma versão World Legend Exclusive, para clientes ainda mais selecionados, com o seguinte benefício: a cada passagem aérea de classe executiva, o cliente ganhará a segunda de graça para levar um acompanhante.
Os bancos emissores poderão agregar outros benefícios à categoria World Legend.
APIs para World Legend
A Mastercard vai criar APIs ligadas aos benefícios da nova categoria para que os bancos emissores possam incluí-los dentro dos seus apps, como serviços para seus portadores. Assim, um banco poderia permitir que a experiência de reservar um restaurante do Guia Michelin aconteça dentro do seu app para os seus clientes World Legend, por exemplo.
Luxo silencioso
A Mastercard não pretende fazer muito barulho na comunicação de lançamento da nova categoria. É o conceito que Tangioni chama de “luxo silencioso”.
“A campanha não pode ser espalhafatosa, barulhenta. Procuramos o oposto disso. Queremos algo que seja sofisticado e delicado. A estratégia de comunicação seguirá essa linha. É o conceito de luxo silencioso”, disse o executivo.
Foto no alto: Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard no Brasil (crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Mastercard