O Instagram superou o WhatsApp e se tornou pela primeira vez o aplicativo no qual o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia, apontado por 35% dos usuários de smartphone no País, de acordo com a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Um ano atrás, ele estava em segundo lugar citado por 27% dos entrevistados. No ranking de aplicativos abertos mais vezes ao longo do dia o Instagram segue na vice-liderança, mas cresceu 4 pontos percentuais em um ano, passando de 15% para 19%. Em termos de presença na homescreen o Instagram subiu de 42% para 46% no mesmo período.

O sucesso do Instagram se concentra principalmente no público feminino e jovem. Entre as mulheres, 41% apontam o Instagram como o app no qual passam mais tempo ao longo do dia, contra 27% dos homens. No grupo de 16 a 29 anos, o Instagram está na liderança no ranking de apps em que passam mais tempo, de acordo com 45% dos entrevistados nessa faixa etária. O percentual cai para 35% entre aqueles com 30 a 49 anos, e diminui para 21% na faixa a partir de 50 anos.

O foco estratégico do Instagram na promoção de vídeos através da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo nele. Criado para fazer frente a plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels têm conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto. 

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Uso de Apps no Brasil – Dezembro de 2022

O WhatsApp, por sua vez, continua sendo o app mais presente na tela inicial do smartphone nacional (54%), assim como segue na liderança do ranking do app mais aberto ao longo do dia, mencionado por 54% dos brasileiros. Em termos de tempo gasto no app, ocupa agora a vice-liderança, caindo de 33% para 30% em um ano. Porém, se fosse considerado apenas o público masculino ele é o campeão nesse quesito (33%), assim como entre as pessoas com 50 anos ou mais (34%).

A pesquisa entrevistou, entre os dias 9 e 21 de novembro de 2022, 2.039 brasileiros com 16 anos ou mais que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório pode ser baixado gratuitamente aqui.

Capa da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil – Dezembro de 2022