O WhatsApp não é mais o único superapp do Brasil. Ele agora conta com a companhia do Instagram. Os dois são os únicos aplicativos presentes na homescreen de mais da metade dos smartphones brasileiros, revela a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. Ambos registraram crescimento nesse aspecto em comparação com a edição anterior da pesquisa. Em seis meses, o WhatsApp subiu de 54% para 59% a sua presença na tela inicial do smartphone brasileiro, seu maior percentual já registrado em oito anos de produção desse relatório. O Instagram, por sua vez, deu um salto no mesmo intervalo de tempo, subindo de 46% para 55%. É a primeira vez que o Instagram ocupa o núcleo do radar de popularidade de apps Panorama Mobile Time/Opinion Box, ao lado do WhatsApp, que sempre esteve nele.

A dupla ‘Whats-Gram’ são os apps mais vezes abertos e nos quais os brasileiros passam mais tempo. Quando o quesito é número de sessões diárias, o WhatsApp lidera, com o Instagram em segundo lugar. Em tempo por dia, a ordem se inverte, com o Instagram em primeiro lugar e o WhatsApp em segundo. Mas se o brasileiro pudesse ter apenas um app em seu smartphone, não há dúvida: o preferido continua sendo o WhatsApp.

A pesquisa entrevistou, entre 12 e 24 de abril de 2023, 2.069 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado gratuitamente em inglês ou português aqui.