Não é fácil a vida de um novo entrante no competitivo mercado de aplicativos móveis. Um levantamento feito entre outubro e janeiro pela Distmo nas lojas App Store e Google Play demonstra que a participação de novos publishers na receita movimentada por esse mercado é ínfima. Dos 250 maiores publishers na App Store norte-americana para iPhone nesse período, apenas 2% eram novos. Na Google Play dos EUA, a proporção era de 3%. Quando analisada a divisão da receita, a participação dos novatos é ainda menor. Na App Store para iPhone, eles responderam por apenas 0,25% da receita dos 250 top publishers entre outubro e janeiro, incluindo vendas in-app. Na Google Play essa participação foi de 1,2%. Foi considerado novato os publishers que lançaram seu primeiro app no referido período

Os novatos da Google Play publicaram, em média, seis apps, enquanto aqueles da App Store tiveram uma média de dois. A explicação para a diferença entre as lojas pode estar no fato de a Apple ser mais criteriosa na aprovação de novos títulos.

A Distmo apresentou uma lista dos 10 novos publishers mais bem sucedidos em número de downloads nas duas lojas nos EUA no período relatado. Segue a lista em ordem decrescente na App Store para iPhone: Easy Tiger Apps, Magic Mirror, The elf on the shelf, Maura Thompson, Floren Mitchell, ASPS Apps, Jellyvision Games, Reinvent, Social Quantum e Tapple. Na Google Play, o top 10 foi: Snapchat, Hapoga, Droid App Solutions, Fonts for Flipfont, Amazing Game, Doodle Joy Studio, Wooga, Mirmay, Sumofun e RockYou!.

Novos apps

Quando analisados os novos aplicativos lançados no período, a história é diferente. Muitos dos que fazem sucesso foram lançados por publishers antigos, já bem conhecidos do público. Da receita oriunda dos 300 apps mais populares da App Store norte-americana, os apps novos responderam por 12%. Na Google Play, a participação foi de 17%.

Os cinco aplicativos novos que mais rapidamente alcançaram a marca de 1 milhão de downloads na App Store no mundo entre outubro e janeiro foram (nesta ordem): Temple Run 2, Google Maps, Line Pop, Disney Where is my Valentine e Facebook Poke. Os três primeiros conseguiram 1 milhão de downloads no segundo dia após o lançamento. O Here Maps, da Nokia, que aparece em sétimo lugar.

Poucos aplicativos alcançam US$ 1 milhão em receita no primeiro mês de existência. A Distmo publicou a lista daqueles apps novos que fizeram dinheiro mais rapidamente na App Store no mundo durante o período estudado (incluindo vendas in-app). Os cinco primeiros, em ordem decrescente, foram: Angry Birds Star Wars HD, Angry Birds Star Wars, Grand Theft Auto: Vice City, Temple Run 2 e Need for Speed Most Wanted. Os quatro primeiros arrecadaram US$ 1 milhão na primeira semana. Na lista do top 10, oito são apps pagos e dois são gratuitos, mas com vendas in-app.