Giannis Antetokounmpo durante treino para o All-Star Game no último sábado, 19 (Crédito: Brian Sevald/NBAE via Getty Images)

A Meta contratou o jogador de basquete Giannis Antetokounmpo como seu novo garoto-propaganda para o WhatsApp (Android, iOS) em um contrato plurianual. O acordo com o atleta grego que atua na NBA pelo Milwaukee Bucks é o primeiro do gênero feito pelo aplicativo de mensageria com uma celebridade globalmente, segundo a Bloomberg.

O acordo foi apresentado neste final de semana em um dos principais eventos anuais da liga de basquete norte-americana, o All-Star Game, do qual Antetokounmpo participou dois dias seguidos: sábado, 19, ao lado dos irmãos que também são jogadores no torneio de habilidade; e no jogo das estrelas do domingo, 20, o principal evento do torneio.

Note-se ainda que o fim de semana do All-Star ganhou enorme relevância, pois a NBA comemora 75 anos neste ano. A liga apresentou Antetokounmpo como um dos seus 75 maiores jogadores da história, ao lado de nomes como Magic Johnson, Larry Bird, Michael Jordan, Kobe Bryant e Lebron James.

Antes do jogo das estrelas e da anunciação dos 75 grandes nomes do basquete norte-americano em Cleveland, Ohio, que foi feito no intervalo da peleja, Antetokounmpo publicou uma primeira mensagem da parceria em seu perfil no Twitter:

Os valores da parceria não foram revelados.

Análise

Escolhido duas temporadas como melhor jogador da NBA (MVP), o atleta grego é mais um esforço do WhatsApp para ganhar terreno em território que é dominado pelo iMessage da Apple. Além da NBA, a companhia fez spots publicitário durante a reta final da liga de futebol americano (NFL) em janeiro.

Vale lembrar, embora o WhatsApp tenha 2 bilhões de usuários no mundo – principalmente Índia e Brasil -, o app de mensageria ainda não chegou aos 100 milhões de usuários nos Estados Unidos. De acordo com Statista, o aplicativo tem pouco mais de 75 milhões de consumidores naquele país.

A escolha de Giannis Antetokounmpo como primeiro garoto-propaganda do WhatsApp compreende o momento da Meta para alcançar um público jovem. Com 27 anos de idade, o jogador foi campeão da última temporada da NBA, foi escolhido o melhor jogador da final e surge como potencial substituto de Lebron James como principal estrela do basquete mundial, quando o jogador do Lakers se aposentar.

Fora das quadras, o jogador foi uma das vozes mais fortes do movimento #BlackLivesMatter em 2020. Nas finanças, Antetokounmpo acumula outros patrocínios de destaque, como JBL e o marketplace WatchBox, além de ser dono minoritário do time de baseball de Milwaukee Brewers.

Paralelamente, há a importância da liga. A NBA estima US$ 10 bilhões de receita neste ano de 2022, puxada principalmente por acordos de mídia com empresas como Microsoft, Verizon e Google, de acordo com a CNBC. O jogo final da disputa entre Milwaukee Bucks e Phoenix Suns no meio do ano passado teve 9,9 milhões de espectadores na TV norte-americana.