Os chatbots podem ser uma boa solução para o atendimento ao cidadão por órgãos governamentais. É o que tem percebido a AVMB, empresa gaúcha de soluções de TI. Especializada originalmente na oferta de um ERP para educação pública, utilizado por universidades federais e diversas prefeituras, a AVMB desenvolveu há dois anos uma solução própria de bots que vem conquistando clientes entre órgãos municipais.

Um dos cases que mais chama a atenção é o da prefeitura de Anápolis/GO, que usou a solução de bot da AVMB em um programa habitacional para a distribuição de lotes a pessoas de baixa renda. A prefeitura identifica os candidatos com o perfil adequado para o programa e entra em contato por WhatsApp. Pelo app de mensagens, o cidadão envia sua documentação, recebe o protocolo e depois acompanha o passo a passo do processo, incluindo o link para assinatura eletrônica, utilizando uma outra plataforma da AVMB para essa finalidade. O canal da prefeitura de Anápolis no WhatsApp oferece ao todo 14 serviços e funciona de maneira híbrida, combinando bot e atendimento humano.

Na cidade de Pelotas/RS, por sua vez, está em desenvolvimento uma solução com bot para evitar o ajuizamento de dívidas com a prefeitura. Também está sendo produzido pela AVMB uma solução para pagamento do IPTU de Pelotas através do bot.

“Os bots ainda representam uma receita pequena para a AVMB. Faz apenas dois anos que exploramos essa tecnologia. O share dela dentro da empresa não chega a 10%. Mas a importância comercial é grande, pois complementa nossa suíte de produtos”, explica Roger Schardong, diretor de produtos da AVMB, em conversa com Mobile Time. Além do ERP, a empresa oferece soluções de assinatura eletrônica e gestão de processos, dentre outros. O executivo ressalta que, embora tenha muitos clientes no setor público, a AVMB quer aumentar sua carteira de clientes no setor privado com suas soluções.