A startup IdentKey lançou no Brasil uma solução com inteligência artificial (IA) para gerenciamento de chaves de automóveis, com acesso às informações via aplicativo móvel, para empresas que operam diariamente com um grande número de veículos, como concessionárias, locadoras, transportadoras e estacionamentos. A empresa disponibiliza uma tecnologia, que é fabricada no País, que permite ter o controle completo da localização, movimentação e histórico das chaves.

Atualmente, existem três modelos e que armazenam até 125 chaves. Todos os colaboradores da empresa devem fazer um cadastro dentro do equipamento e, para retirar uma chave, é necessário digitar a senha no painel touch da máquina ou via aplicativo no próprio celular. O usuário escolhe qual chave deseja retirar, o painel se abre e uma luz piscante indica a chave correta. Para devolução, basta fazer o mesmo processo de forma inversa.

Solução com IA para gestão de chaves é oferecida pela IdentKey. Foto: Reprodução

O gabinete está configurado para identificar erros ou atitudes maliciosas. Se alguém, por exemplo, retirar a chave errada ou se pegar mais chaves do que havia informado, o sistema deixa registrado aquela pessoa é a responsável, explica Lawrence Fossati, profissional com mais de 15 anos de vivência em concessionárias de veículos nos Estados Unidos e cofundador e diretor da IdentKey, em entrevista ao Mobile Time.

A chance de pegar uma chave errada do painel é muito pequena, informa Fossati, já que tem uma luz que pisca indicando qual foi a escolhida. Ele conta que o sistema tem vários relatórios para a gerência de quem retirou tais chaves, em qual horário etc. “O sistema, de forma automática, também manda um e-mail para a diretoria no primeiro horário da manhã, informando se alguma chave foi retirada e não retornada para o IdentKey”, explica. Também é possível verificar outras informações, como o tempo médio que determinado serviço está demorando por carro etc. 

Solução com IA para gestão de chaves é oferecida pela IdentKey. Foto: Reprodução

Outra funcionalidade de segurança: a cada vez que um usuário abre a porta do gabinete para retirar uma chave, a IdentKey captura uma imagem da pessoa. “Também é possível abrir a IdentKey por meio do aplicativo. Então, a partir do momento que eu uso meu celular para abrir a porta e ter acesso à máquina para pegar uma chave, nós fazemos a leitura do IP do celular”, conta.

O modelo de negócios adotado pela empresa funciona em formato de leasing. Para o lançamento do equipamento na Fenabrave foram fabricadas 100 unidades iniciais, que serão negociadas de forma especial. A operação é realizada em um escritório em São Paulo e conta com o apoio de 16 colaboradores diretos. O plano da IdentKey é faturar R$ 100 milhões em cinco anos atuando no Brasil e no exterior.