O CFO da Zenvia, Shay Chor, afirmou que o fervor do mercado de CPaaS em torno do ChatGPT passou e agora as empresas começam a racionalizar o seu uso. Em conversa recente com o Mobile Time para falar sobre o segundo trimestre da companhia, o executivo disse que a tecnologia de inteligência artificial da OpenAI não era vista “como algo que muda jogo” da sua empresa.

Embora tenha colocado a IA generativa como parte de seus produtos e serviços, inclusive com time dedicado, o CFO da empresa de CPaaS e SaaS entende que a tecnologia de IA generativa é uma “camada adicional” na oferta de software e serviços, ao mesmo tempo que pode ajudar seu cliente na construção da experiência para o consumidor final.

Hoje, o ChatGPT não é um “gerador de receita” para a Zenvia.

Serviços

Por outro lado, Chor enxerga a oferta mais completa de seus serviços como o verdadeiro diferencial para as empresas, e entende que isso está sendo notado pelo mercado. Como reflexo, o executivo citou o crescimento de 4,5% em sua base de 6,8 mil clientes SaaS no segundo trimestre de 2023, ante 6,5 mil de um ano antes.

O CFO vê esse movimento de deixar os produtos singulares para pacotes (bundles) em SaaS como parte da racionalização do mercado.

“Independentemente do ChatGPT, as empresas estão vendo aquilo que elas precisam melhorar na experiência do consumidor. Não tem como voltar atrás nisso”, disse. “Pensando em 2020, a partir da pandemia, todo mundo viu que precisava correr para digitalização de plataformas e de serviços. Esse buzz passou. Assim acontece hoje com o ChatGPT também”, completou.

Zenvia as Platform (ZaaS)

Chor explicou que o principal objetivo da Zenvia até 2024 é entregar serviços e produtos “em plataformas”, uma vez que todas as integrações pós-aquisições estão em curso e ofertadas para o mercado. Quando estiver em plataforma, o cliente poderá usar os produtos da Zenvia que se adequam melhor à sua realidade e contratar pacotes: “Falamos muito sobre o desenho como plataforma de experiência única. Na prática, nós queremos que os nossos clientes vendam mais”, disse. Ele cita como exemplo uma recém lançada solução que mescla a criação de campanhas (Attractions) com a conversão de vendas (Conversion).