O Magalu começa a testar uma solução de inteligência artificial generativa comercial (AI commerce, no original em inglês) por meio do WhatsApp. Na prática, ela é capaz de oferecer produtos a partir das perguntas dos usuários e, no fim, é possível finalizar a compra. A solução foi apresentada com exclusividade pelo CAIO (chief AI officer) da varejista, Caio Gomes, durante o Super Bots Experience 2025, evento organizado por Mobile Time nesta quinta-feira, 21, em São Paulo.
Gomes explicou que esta solução está sendo avaliada internamente (family and friends, no original em inglês) e que será um canal conversacional. Por mensagem de texto ou voz, o cliente pode fazer perguntas sobre um produto, como ‘qual a melhor TV para uma parede de três metros de largura’ e o robô dará sugestões. Se desejar, o usuário fecha a compra e paga via Pix.
“Somos a primeira empresa no mundo fazendo a jornada de venda ponta a ponta no WhatsApp. É a Lu no WhatsApp”, disse, ao afirmar que tem trabalhado com a Meta. “A nossa ideia é criar um canal de compras conversacional. Ele não é igual a utilizar o site, mas um canal conversacional”, completou, ao dizer que a conversa em si será uma maneira de comprar.
Magalu aposta na Lu
A companhia aposta no poder de influenciadora digital do avatar da Lu para atrair o consumidor. De fato, a assistente virtual da varejista tem 20 milhões de seguidores no WhatsApp. O executivo também acredita no WhatsApp como canal de forte relação com os clientes, mas explicou que a AI Commerce do Magalu pode funcionar em outras plataformas, como o Telegram.
Quando lançada, a solução terá disponível todo o catálogo do Magalu, inclusive dos sellers (terceiros). O arcabouço para essa solução é um sistema agêntico, ou seja, a interface é a avatar Lu, mas por trás há centenas de agentes rodando para garantir a contextualização e a experiência do usuário. Também contribui a expertise da varejista de décadas neste setor no Brasil.
Super Bots Experience 2025
Evento organizado por Mobile Time, o Super Bots Experience acontece nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, no WTC, em São Paulo. Nesta sexta, haverá painéis sobre o marco legal de inteligência artificial, com a participação de especialistas sobre o tema; empresas de setores diversos debaterão as vantagens e desvantagens de cada estratégia de posicionamento móvel para relacionamento com seus clientes; entre outros.
Entre as empresas participantes do evento nesta sexta estão DMA, Claro, Vivo, Nio, Blip, ElevenLabs, iFood, Bemobi, Inter, Itaú, Magie, entre tantas outras.
A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.
Imagem principal: Caio Gomes, CAIO (cheif AI officer) do Magalu (Crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)