A Weni, empresa alagoana desenvolvedora de bots, lançou uma solução com IA generativa para automatizar as compras de varejo integrada ao WhatsApp em parceria com a VTEX, plataforma de e-commerce. As companhias pretendem reduzir custos com o novo recurso, aumentar a rentabilidade e impulsionar as vendas por meio de um processo de autosserviço, além de não ter mais a necessidade de instalar outros aplicativos.

Entre as novas funcionalidades estão incluídas a busca inteligente de produtos via áudio, imagem ou lista de itens; a integração da inteligência artificial ao catálogo do WhatsApp; a geolocalização para consulta de produtos próximos; e a recuperação automática de carrinhos abandonados para aumentar as taxas de conversão.

Antes de finalizar o projeto, a plataforma que trabalha com IA fez testes com alguns de seus clientes do varejo. Como resultado inicial, a Weni alcançou o retorno sobre o investimento em mensageria do WhatsApp em 44% dos casos durante um período de 20 dias. Além disso, registrou um crescimento de 50% no faturamento proveniente da recuperação de carrinhos e uma taxa de abertura via WhatsApp 21 vezes maior do que a média do e-mail.