Ilustração: Cecília Marins

Os aplicativos de mensageria WhatsApp (Android, iOS) e Telegram (Android, iOS) se tornaram os canais digitais em que as empresas brasileiras estão mais presentes. 72% delas possuem perfil em pelo menos um desses dois apps, percentual que era de 54% em 2019. Os dados estão presentes na pesquisa TIC Empresas, divulgada nesta quarta-feira, 21, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

As aplicações de mensageria superaram o Facebook (Android, iOS), que antes era o canal no qual mais empresas brasileiras tinham conta, de acordo com a última pesquisa, de 2019. Agora 65% das empresas têm conta na rede social.

Em sua análise, a pesquisa agrupa outras quatro redes sociais: Instagram (Android, iOS), TikTok (Android, iOS), Snapchat (Android, iOS) e Flickr (Android, iOS): 66% das empresas têm perfil em pelo menos uma delas. Na pesquisa anterior eram 44%.

A pesquisa foi a primeira da série do Cetic.br a avaliar os impactos da pandemia na presença digital das empresas. Os dados indicam que houve um aumento geral no uso das redes sociais. O total de empresas com perfil em pelo menos uma delas subiu de 78%, em 2019, para 87%, em 2021.

“A gente sabe da facilidade das redes sociais para atingir o público. Sobretudo em termos de pandemia, foi muito importante a presença nesses meios para a conversa direta com clientes. Essa estratégia foi crucial na tentativa de manter uma normalidade na rotina”, observou Leonardo Lins, analista de informações do Cetic.br/NIC.br e coordenador da pesquisa TIC Empresas.

Um dos efeitos da crise global foi a migração do comércio físico para o online. 73% das empresas venderam pela Internet, contra 57% em 2019. WhatsApp, Skype (Android, iOS) e chat do Facebook (Facebook Messenger) foram os canais mais utilizados para isso, adotados por 78% das empresas. Em seguida vieram e-mail, com 62%; redes sociais (Facebook, Instagram e Snapchat), com 39%; e aplicativos, com 31%.

“Nós temos um cenário com forte influência da pandemia, no qual o comércio eletrônico foi uma forma de os usuários acessarem serviços mais importantes ou aqueles mais necessários. A gente observa uma resposta das empresas a essa maior demanda por produtos e serviços pela Internet”, apontou Lins. “Basicamente, a gente tem uma relação de onde as pessoas estão, e as empresas também estão ali.”

Lançado no fim de 2020, o Pix já se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelas empresas brasileiras em seus e-commerces – 82% delas receberam por meio dele. O dado vai ao encontro ao Painel TIC COVID19. Essa pesquisa mostrou que 72% dos usuários com 16 anos ou mais compraram produtos ou serviços pela Internet com Pix, em 2021. Pagamento na entrega (76%), boleto bancário (64%) e cartão de crédito (61%) são as outras modalidades mais utilizadas, de acordo com a TIC Empresas.

A pesquisa também mostrou como as empresas acessam a Internet. A fibra ótica se consolidou como o principal tipo de conexão, com 87% delas acessando dessa forma, comparado com 67% em 2019. Conexão a cabo (54%) e modem 3G ou 4G (49%) são outros dos principais meios. A conexão via linha telefônica (DSL) sofreu uma queda significativa, de 54% para 36%.

A pesquisa foi feita com 4.064 empresas respondentes, de porte pequeno (10 a 49 pessoas), médio (50 a 249 pessoas) e grande (mais de 250 pessoas). O estudo completo pode ser acessado em www.cetic.br/pt/pesquisa/empresas.