Imagens: Staff Images

Holograma do violinista popular Lucas Lima no palco da Arena Allianz Parque

A Claro realizou a primeira demonstração de 5G em um estádio brasileiro no último domingo, 20, em São Paulo. A iniciativa aconteceu durante o show Led Zeppelin in Concert, na Arena Allianz Parque, e consistiu na transmissão de um holograma, em tempo real, no palco. O teste contou com parceria da Ericsson.

A operadora retransmitiu de sua sede na capital paulista o holograma do violinista popular Lucas Lima – a  aproximadamente 17 km de distância da Arena. Lima tocou em seu instrumento a música ‘Black Dog’ da banda britânica. A Claro trouxe ainda óculos de realidade virtual e câmeras 8K, ambas conectadas ao 5G, para trazer imagens imersivas do conjunto que apresentou o concerto, o Nova Orquestra.

Da parte técnica, os equipamentos e espectro utilizados foram: 5G na frequência 3,5 GHz, autorizada pela Anatel; solução AIR 6488 com Massive Mimo, da Ericsson, um agregador de antena e rádio em um produto só; Virtual Evolved Packet Core (vEPC), da Ericsson, solução de virtualização de rede 4G; e o triplo de capacidade na rede comercial de 4,5G da operadora com quatro antenas Dual-Beam.

A velocidade de transmissão atingiu picos acima de 1 Gbps. O intuito da ação foi testar o uso da quinta geração da Internet móvel em entretenimento.

Vale lembrar, esta não é a primeira iniciativa com o novo padrão de Internet móvel em um estádio no mundo. Em fevereiro deste ano, Mobile Time acompanhou uma demonstração do 5G no estádio do FC Barcelona, Espanha, realizado pela Telefónica e a GSMA.