O clube de futebol Barcelona é o primeiro a ter seu estádio na Europa com cobertura 5G. Em parceria firmada com a Telefónica e a GSMA, o clube usará a rede em seu projeto 5GStadium-Realidad Imersiva para transmitir conteúdos imersivos de todo o complexo desportivo da agremiação catalã. Para a transmissão em VR foram adicionadas câmeras em 360º em diversas partes do estádio, como plateia, campo e no centro de treinamento Tito Villanova.

“Temos um grande estádio, o Nou Camp, que tem capacidade para 99 mil espectadores. Agora podemos alcançar muito mais. Nós teremos a possibilidade de levar nossos jogos a diversas pessoas”, disse o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartolomeu, durante a transmissão do vídeo em realidade virtual (VR). “Nosso estádio é o primeiro 5G da Europa. Isto servirá não apenas para nossos torcedores, mas como um laboratório para a tecnologia”.

As imagens foram retransmitidas em tempo real em resolução 4K para o estande da Mobile World Capital Barcelona, dentro do MWC19. Por sua vez, a tecnologia de VR foi desenvolvida pela empresa VREstudio, que usava sensores e Oculus VR para captar e reproduzir os movimentos, conforme testado por esta publicação. A transmissão, feita por meio da rede da Telefónica com Edge Computing, antena de rádio 5G da Ericsson – padronizada pela 3GPP – e modem 5G em cada câmera, atinge um fluxo de vídeo de 30 Mbps a 200 Mbps.

Emilio Gayo, presidente da Telefónica Espanha, enfatizou que a utilização do 5G dará capacidade para que outras pessoas possam assistir a um jogo de qualidade. Já John Hoffmann, CEO da GSMA, preferiu fazer uma comparação do 5G com o esporte bretão para explicar como a nova rede poderá mudar as transmissões esportivas: “O 5G é como o futebol. Para ter sucesso é preciso ter um bom time e um bom treinador. É o que temos nesta empreitada com todos os players presentes. Essa parceria com o FC Barcelona mostra como o 5G trará um novo jeito de transmissão esportiva”.