O interfone é um dos últimos aparelhos de comunicação em nosso dia a dia que ainda tem fio. O empreendedor Joaquim Venâncio tem uma fechadura inteligente na porta de seu apartamento, mas mesmo assim precisava atender o interfone no sábado de manhã para autorizar a entrada da sua diarista no prédio. Sua experiência pessoal lhe inspirou a criar a startup Noknox, cuja solução converte o interfone em um aplicativo móvel para smartphones Android e iOS. Lançada em abril do ano passado, a solução já está presente em mais de 90 condomínios, que somam 17,8 mil unidades residenciais. A projeção é chegar a 700 em abril de 2020, quando completar dois anos de operação.

“Desenhamos uma solução para substituir o interfone. Toda a parte de controle de encomendas, autorização de visitas e comunicação entre portaria, síndico e condôminos acontece dentro do app”, descreve Venâncio, que pediu licença do Banco do Brasil para fundar a startup.

A configuração do Noknox é feita remotamente. Basta que o síndico realize o cadastro através do site da empresa, informando um número de celular para cada apartamento. Os condôminos recebem então um link para baixar o aplicativo em seus smartphones. O porteiro, por sua vez, acessa uma versão na web através de um computador ou tablet – está em desenvolvimento uma versão do app para a portaria também.

A solução é composta basicamente de três funcionalidades. A primeira é a autorização de entrada. Cada visitante que chega é fotografado pelo porteiro e a imagem é enviada para o smartphone cadastrado do apartamento para que o morador autorize ou não a entrada apertando apenas um botão. A segunda funcionalidade é a de aviso de recebimento de encomendas, o que elimina o uso de caderninhos na portaria. O sistema registra a chegada e a retirada de todas as encomendas. A terceira funcionalidade é a de comunicação entre apartamentos, portaria e síndico, em um modelo de bate-papo, similar ao WhatsApp. Importante destacar que a comunicação acontece de um para um, não sendo possível criar grupos.

Em quase um ano de operação, 15 mil visitas já foram autorizadas e 24 mil encomendas recebidas através da Noknox. Atualmente, o app conta com 3,4 mil usuários ativos mensais.

Autorização de visita pelo Noknox

Nos condomínios que adotaram a solução, a adesão dos condôminos tem sido alta, chegando a 100% em alguns casos. Porém, o interfone não costuma ser desligado, pois ainda pode servir como uma opção de comunicação caso necessário.

Um dos condomínios que adotou é o Vero Santa Izabel, em Guarulhos, com 328 unidades divididas entre duas torres. Em conversa com Mobile Time, o síndico do condomínio, Alan Newton, relatou que o maior diferencial consistiu na redução dos gastos de manutenção mensal com interfones.

Modelo de negócios

Recebimento de encomenda pelo Noknox

A solução da Noknox é gratuita para os condomínios. E os moradores podem usar a versão básica de graça também. Esta dá direito a cada apartamento a ter um único número telefônico associado ao sistema. Se o morador quiser incluir mais linhas, precisa adquirir a versão premium, que custa R$ 33 por ano para ter três usuários ou R$ 44 por ano para cinco.

A versão premium também inclui algumas funcionalidades extras, como pré-autorizar um visitante. E outras estão em desenvolvimento, como avisar previamente a chegada, para acelerar a entrada na garagem em condomínios onde há seguranças averiguando cada carro que entra.

Futuro

A Noknox agora está preparando uma adaptação para condomínios comerciais, cuja versão beta deve ser lançada até julho. A interface para o usuário será parecida, mas aquela para a portaria será diferente, diz Venâncio. O modelo de negócios para condomínios comerciais ainda não foi definido.

A startup também estuda a adição de outras tecnologias no futuro, como reconhecimento facial. “É o caminho natural”, cometa.

Tela Viva Móvel

Joaquim Venâncio apresentará a solução do Noknox como um exemplo de inovação em segurança residencial durante o Tela Viva Móvel, seminário que acontecerá no dia 6 de maio, no WTC, em São Paulo. O evento contará também com outras startups inovadoras, como Delivery Center, Flapper e Venuxx, e representantes das operadoras móveis – já estão confirmados o diretor de experiência digital da Vivo, Fernando Moulin; o diretor de produtos de mobilidade da Oi, Diogo Câmara; e Samuel Gasman, gerente de VAS da Nextel.

A programação atualizada e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.telavivamovel.com.br, ou pelo email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.