O AntecipaGov, portal de compras do governo federal, anunciou que abriu o leque para que mais instituições financeiras possam participar do programa e oferecer crédito para empresas que tem contrato com a administração pública. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira, 20.

A plataforma foi desenvolvida para que fornecedores possam usar os contratos com o governo como garantia para fazer empréstimos ou financiamentos. Empresas que fornecem produtos e serviços para a União podem pedir adiantamentos de até 70% dos valores a receber.

Até então, apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podiam oferecer crédito no AntecipaGov. Agora, também estão aptas a participar instituições que atuam no mercado financeiro e que sejam regulamentadas por órgãos como o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

De acordo com o Ministério da Economia, em 2020, foram registrados R$ 109 bilhões em processos homologados, ou seja, em compras públicas, sendo que 30% foram de micro e pequenas empresas. Até o dia 14 de abril, o AntecipaGov registrou R$ 276 milhões em pedidos de antecipação de crédito.