A autenticação por localização para validar transações está ganhando tração em apps brasileiros de finanças e de delivery com uma solução da Incognia. Nos últimos três meses, a empresa informa ter realizado 285 milhões de autenticações partindo de 53,3 milhões de contas de 27 milhões de usuários ativos mensais distribuídos em diferentes apps que adotaram essa solução.

A partir da combinação de vários dados captados pelo smartphone do usuário, como sinal de Wi-Fi, GPS, triangulação de ERBs giroscópio, dentre outos, é possível definir a localização precisa do usuário, inclusive dentro de um prédio. A ideia é usar essa tecnologia de forma complementar a outras, para validar eventos considerados “sensíveis”, que podem ser, por exemplo, um login, uma transferência, uma compra, uma troca de chip ou uma alteração de senha. É possível configurar a jornada de um app para liberar certas operações quando o usuário estiver dentro de casa ou outro local confiável, dispensando-o de fazer uma autenticação por biometria facial, por exemplo. Isso melhora a experiência do cliente, além de ser mais barato para a instituição financeira, argumenta Diogo Sersante, country manager da Incognia no Brasil, em conversa com Mobile Time. 

“Fizemos uma pesquisa com 10 apps que são nossos clientes e constatamos que em mais de 70% dos eventos sensíveis o consumidor está em locais frequentes e confiáveis. Nesses locais, ele poderia ser dispensado de fatores de autenticação de maior fricção ou maior custo, como a biometria facial”, relata. “Conseguimos reduzir tranquilamente entre 40% e 50% do que os bancos gastam hoje com autenticação”, afirma.

A cada evento sensível, a plataforma da Incognia verifica primeiramente a integridade do dispositivo e, em seguida, a sua localização. Isso acontece em milissegundos, sem atrasar a operação, garante Sersante.

A Incognia começou oferecendo sua tecnologia para validação de endereços durante o processo de onboarding em apps. Há cerca de dois anos passou a propor o uso da sua solução também para a autenticação de transações. A empresa tem entre 15 e 20 apps na sua carteira de clientes no Brasil.