Qualcomm13

A Qualcomm confirmou que o primeiro notebook com 5G deve chegar ao Brasil entre o final de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. A informação foi revelada por Alexandre Brunaldi, diretor de vendas da companhia, durante o Qualcomm Latam Summit nesta terça-feira, 22.

Brunaldi não especificou qual marca lançará o notebook, mas lembrou que a Qualcomm fornece esses chips para empresas como Samsung, Acer e Asus. Vale lembrar que a Asus foi parceira da fornecedora em outro lançamento de chip no Brasil, o QSiP nos smartphones Zenfone Max Plus (M2) e Zenfone Max Shot em março de 2019.

Falando sobre os notebooks, o presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, afirmou que o “O 5G é essencial para o futuro do trabalho e para empresas conectadas” e que a pandemia do novo coronavírus mostrou a necessidade de trabalhar de qualquer lugar: “O fluxo de trabalho das empresas está caminhando para a nuvem”.

Amon ainda defendeu outro dispositivo como a próxima fronteira de negócios da Qualcomm: os dispositivos de realidade estendida (virtual e aumentada). Disse que já possui mais de 30 equipamentos produzidos comercialmente.

Outras novidades e previsões divididas pela fornecedora são:

– Mais de 4,5 bilhões de dispositivos Wi-Fi foram vendidos em cinco anos com tecnologia Qualcomm;

– A expectativa é de que até o final de 2022, 1 bilhão de dispositivos sejam enviados ao mercado com Wi-Fi 6, tecnologia que será líder em wireless até 2024;

– E mais de 30 fabricantes já usam o modem 5G X55 em equipamentos de rede local (CPEs).