ROG Phone 5s

A Asus apresentou nesta quarta-feira, 22, a atualização do seu portfólio de smartphones para gamers no Brasil com quatro dispositivos, seis meses depois de sua apresentação global. Os handsets da família ROG Phone 5 chegam ao País por valores que ultrapassam os R$ 6 mil e chegam a até R$ 13 mil em preço sugerido no lançamento.

O celular mais custoso do portfólio é o ROG Phone 5s Pro com tela de 6,78 polegadas; plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 888+ 5G; 18 GB de RAM; 512 GB de espaço; carregamento rápido de 65 W; sistema de resfriamento de encaixe AeroActive Cooler 5; câmera tripla com 64 MP na lente principal; câmera frontal de 24 MP.

Os outros smartphones apresentados em live pela empresa não possuem o cooler destacável, tem menor capacidade de armazenamento ou processamento, mas ainda focam no público do nicho gamer. O ROG Phone 5s, que possui versões com 8 GB de RAM e 128 GB de espaço e 12 GB de RAM e 256 GB; e o ROG Phone 5, tem chipset Snapdragon 888 (não é da família gamer da fornecedora) e 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Para o Brasil, os preços praticados são:

  • ROG Phone 5S Pro por R$ 13 mil;
  • ROG Phone 5s de 12 GB de RAM por R$ 6,8 mil;
  • ROG Phone 5s de 8 GB por R$ 6,2 mil;
  • ROG Phone 5 por R$ 6 mil.

Os equipamentos estão disponíveis para compra no site da Asus.

Análise gamer

A aposta da Asus no segmento gamer é antiga. O handset está em sua terceira geração e tenta apelar para um público que, em tese, quer alta performance.

A receita mundial com jogos móveis deve crescer 4,4% este ano, alcançando US$ 91 bilhões, ou 52% do mercado de videogames, segundo a Newzoo.

Contudo, a realidade do Brasil é outra. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil de dezembro de 2020 mostra que o game mais jogado pelo brasileiro é o Free Fire, apontado por 14% dos jogadores móveis, mas a lista tem muito mais jogos casuais e simples como Candy Crush Saga (7%) e Among US (4%).

O estudo demonstra ainda que 66% dos usuários móveis jogam regularmente nos seus smartphones. Ou seja, a realidade da maioria dos brasileiros ainda é de jogos que não demandam tanto hardware e alto investimento dos consumidores. Corrobora com esse fato os dados de outra pesquisa, a Gamer Brasil de 2021:

  • 45% instalam apenas jogos grátis;
  • 60% baixaram um jogo depois de assistir a uma propaganda;
  • a maioria dos gamers nos celulares são mulheres, 62%;
  • sendo que 56% delas se dizem casual gamers, ou seja, não jogam com tanta frequência;
  • para a vasta maioria (90%), a marca mais conhecida é a Samsung.

Análise da marca

Head do marketing global da taiwanesa, Marcel Campos

A Asus posicionou seus handsets de forma similar aos rivais da camada mais alta de valor com intuito de competir. Ou seja, os novos ROG Phones estão posicionados abaixo do iPhone 13 e dobráveis da Samsung que passam dos R$ 14 mil.

Essa estratégia vem do reposicionamento que a marca fez há três anos. A companhia racionalizou o portfólio e focou na camada de intermediário premium e acima. Além disso, a empresa reduziu os seus esforços no mobile e avançou em PCs, mais especificamente no segmento gamer com equipamentos de alto valor.

No mobile, a Asus segue uma estratégia muito comum do mercado hoje com um portfólio mais enxuto, peças focadas em públicos específicos e alto tíquete médio, conforme apontado pelo IDC.

Nota do editor: A fabricante pulou o número “4” pela relação de azar que o número tem na cultura taiwanesa.