A Amobee, empresa norte-americana especializada em soluções de mobile advertising, anunciou a criação de uma ferramenta para a personalização da publicidade exibida na tela de smartphones com o sistema operacional Windows Phone. Batizada de UGA (User Generated Ad), a solução é oferecida na forma de um "live tile", ou "tijolo vivo", em uma tradução literal. Os "live tiles" são uma espécie de widgets quadrados organizados em colunas que compõem o cerne da interface do Windows Phone. O "live tile" em questão é em si um espaço publicitário, mas controlado pelo usuário, que poderá escolher que tipo de anúncio quer ver e em que hora do dia. Segundo comunicado da empresa, a solução de UGA muda a relação entre marcas e consumidores: em vez de uma comunicação de "um para muitos", é adotada uma comunicação mais personalizada.

Análise

Uma das maiores dificuldades em publicidade em meios eletrônicos é ser relevante para os consumidores. As baixas taxas de cliques evidenciam o problema. Para melhorar a eficiência dos anúncios em dispositivos móveis é preciso conhecer a pessoa do outro lado. As operadoras celulares brasileiras, por exemplo, estão investindo no detalhamento do cadastro de seus assinantes que aceitam receber propaganda (vide os exemplos da Claro e da TIM citados entre as matérias relacionadas abaixo). A ferramenta da Amobee é mais uma tentativa nessa linha, só que focada por enquanto em um único sistema operacional e dando ainda mais poder para o usuário final, que pode alterar a qualquer momento a configuração da ferramenta.