O mobile representou 53% das vendas do e-commerce nacional em 2021, o equivalente a uma receita de R$ 95,5 bilhões e aumento de três pontos percentuais contra 50% no ano anterior. Os dados são da edição 45 da pesquisa Webshoppers da Nielsen|EBIT feita a partir de uma base de dados que compreende 720 mil pedidos por dia de 97 mil lojas, além de mais de 10 mil pesquisas respondidas diariamente com consumidores no Brasil.

No acumulado de pedidos via mobile em 2021, o incremento foi de seis pontos percentuais, de 53% (em 2020) para 59%, com 239,5 milhões de requisições. Por sua vez, o tíquete médio saltou de R$ 377 para R$ 398.

Consumidor

Em nota, Marcelo Osana, head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, explicou que o celular se tornou “o principal meio de compras do brasileiro” em 2021, algo que ocorreu principalmente pela facilidade em efetuar compras de supermercado, medicamentos, roupas, artigos de casa e decoração, por exemplo.

Corrobora com a fala de Osana uma outra parte da pesquisa, com consumidores, em que 72% procuraram comprar mais por sites e aplicativos no último semestre de 2021. Dos usuários que compraram apenas por mobile (8%), 82% disseram que o fizeram por ter promoção de frete grátis e em outra resposta, 69% por não precisarem sair de casa.