A França pretende banir equipamentos da Huawei. De acordo com reportagem na Reuters, a Agência Nacional de Segurança de Sistema da Informação (ANSSI) disse às operadoras do país que não renovará as licenças de qualquer kit da chinesa que eles comprarem depois que expirarem seus prazos. Quem planeja comprar equipamentos 5G da Huawei não poderia renovar depois da data estipulada. Os rumores vão de encontro com a declaração do diretor geral da ANSSI, Guillaume Poupard, no início do mês, quando afirmou que não haveria proibição total da fornecedora de infraestrutura na França. Mas se recusar a conceder novas licenças para o uso de equipamentos da Huawei é uma forma de banir a chinesa.

As licenças dadas pela ANSSI variam de 3 a 8 anos. Porém, de acordo com fontes da Reuters, os equipamentos da Huawei têm licença de até 5 anos e as mais longas seriam dadas a Ericsson e Nokia. Ou seja, quem planeja comprar equipamentos da chinesa de 5G não poderão renová-los ou depois de 2025 ou 2028, prazo máximo dado à ANSSI.

Se confirmada a informação, a proibição da fornecedora seria particularmente um problema para as operadoras a Bouygues Telecom e SFR, que usam os equipamentos da Huawei em sua infraestrutura de rede móvel 4G. Orange, aparentemente, seria menos impactada por depender mais das fornecedoras europeias.