O movimento da Twilio de adquirir uma participação acionária relevante na Zenvia, como parte do processo de abertura de capital da empresa brasileira na Nasdaq, tem entre as suas motivações o acesso às teles brasileiras, avaliam fontes do mercado de mensageria ouvidas por Mobile Time. 

Uma das fortalezas da Zenvia é justamente a sua integração direta com as plataformas de SMS de todas as grandes operadoras móveis brasileiras, algo que não é fácil e nem rápido de se conseguir. São poucos os integradores de SMS que possuem contrato com as teles para vender o chamado SMS A2P através de short codes, um valioso mercado que movimenta um grande volume de mensagens. O canal é usado por grandes marcas, como bancos, para a comunicação com seus consumidores via mensagem de texto.

Tornando-se sócia da Zenvia, a Twilio passará a ter condições especiais na contratação de SMS A2P com a integradora brasileira. Ao mesmo tempo, vai levar tráfego para a plataforma da Zenvia, conferindo-lhe ainda mais robustez. Ou seja, é uma parceria ganha-ganha.

A Twilio adotou a mesma estratégia ao investir US$ 750 milhões de dólares para se tornar uma acionista minoritária, mas relevante, na norte-americana Syniverse, de olho na sua integração direta com plataformas de SMS de operadoras móveis. O movimento foi feito em março deste ano. Pelo mesmo motivo a Twilio adquiriu o controle da mexicana Quiubas Mobile. 

Na sua estreia na Nasdaq, na última quinta-feira, 22, o papel da Zenvia encerrou o dia cotado a US$ 10,20, valor 21% abaixo do preço alvo de sua IPO, que era de US$ 13.

Super Bots Experience

Fusões, aquisições, IPOs e rodadas de investimento no mercado de bots e de mensageria serão tema do painel de abertura do Super Bots Experience deste ano, com presenças confirmadas de Beerud Sheth, fundador e CEO da Gupshup; Eduardo Endo, head de bots da Mutant; Eduardo Henrique, CEO para América Latina da Sinch; e Roberto Oliveira, CEO da Take Blip. Confira a agenda atualizada e mais informações sobre o evento em www.botsexperience.com.br.