mensageria

Ilustração: Cecília Marins

As operadoras móveis vão perder US$ 2,5 bilhões em receita em 2023 com mensageria de negócios para aplicativos over the top (OTT), como WhatsApp, Messenger, WeChat e outros. A estimativa foi feita pela Juniper Research, em novo relatório sobre o tema. De acordo com a consultoria, trata-se de um aumento de 20% nessa perda em comparação com 2022. A Juniper Research calcula que mensagens promocionais representarão 30% desse total no ano que vem.

SMS e RCS

O volume mundial de mensagens de texto (SMS) enviadas por empresas a consumidores (A2P), contudo, não vai cair. A projeção é de que alcance 1,7 trilhão em 2023, um pequeno aumento frente ao 1,6 trilhão de 2022. O segmento mais demandante desse serviço será o varejo online, usando o SMS especialmente como segundo fator de autenticação de consumidores, explica a Juniper Research.

O tráfego mundial de mensagens RCS, por sua vez, deve subir 36%, passando de 161 bilhões em 2022 para 219 bilhões em 2023. Os analistas da Juniper Research alertam que as operadoras precisam repensar o modelo de precificação do RCS, que não pode ser o mesmo do SMS, sob o risco de gerar um aumento significativo de custo para as empresas, o que poderia levá-las para outras soluções de mensageria, como os apps OTTs ou mesmo serviços piratas de SMS.