A HPE instalou uma rede FWA com Wi-Fi 6 e 6E sobre uma rede privativa 5G para um dos principais torneios de golfe do mundo, o Ryder Cup. Acontecendo neste ano no Marco Simone Golf & Country Club, em Roma, Itália, o evento acontece até 1º de outubro.

O local, que tem 370 acres, deve receber mais de 250 mil espectadores durante o evento. Os fãs do esporte terão acesso à rede privativa 5G via Wi-Fi, disponível nas áreas populares do torneio. A ideia da rede é que o 5G atue como backhaul para o FWA.

A HPE usou tecnologias da Athonet (empresa que foi comprada no começo deste ano) e da Aruba. Ao todo, foram 800 pontos de rede wireless e 200 switches para garantir a conectividade aos usuários, o dobro da Ryder Cup de 2022, realizada em Paris, França. Importante dizer que os pontos de rede da Aruba foram instalados com painéis solares, portanto, os equipamentos são totalmente sem cabo.

Por sua vez, a rede privativa 5G conta com uma torre de rádio para aplicações de missão crítica, Athonet Tactical Clube. A frequência de 3,8 GHz foi fornecida pelo Ministério das Comunicações da Itália.

Imagem: Marco Simone Golf & Country Club, local da Ryder’s Cup de 2023 (divulgação: HPE)