O Mercado Pago (Android, iOS) apresentou nesta quinta-feira, 24, duas novas soluções voltadas para pagamentos instantâneos em sua plataforma: o Pix saque e o depósito em conta com QR code. A solução está dentro de um novo rol de serviços que foi batizado de ‘Express’.

No Pix saque e depósito com código QR, o consumidor poderá sacar e depositar valores por meio da rede de agências do Mercado Livre de postagem e retirada de produtos. Vale lembrar, a rede de agências é formada por estabelecimentos independentes que recebem produtos comercializados no marketplace para retirada e entrega. Este serviço logístico foi ampliado a partir da compra da Kangu no ano passado.

Por meio desta rede de agências, a expectativa é ter mais de 2,8 mil lojas que aceitem os dois novos serviços. No futuro, o sistema ainda pode chegar a 14,5 mil pontos com a inclusão da rede Pix de saque do Banco Central, que inclui as lotéricas da Caixa.

De acordo com Túlio Oliveira, VP do Mercado Pago, o serviço chega primeiro com a opção de saque em regime de testes em São Paulo, a partir de abril. Posteriormente, a função depósito será lançada, assim como a expansão para o resto do País.

O saque terá uma cobrança de taxa para o consumidor, mas Oliveira explica que será “menor que as redes de ATMs”. Por sua vez, os comerciantes recebem uma comissão do Mercado Pago e repassam para o banco emissor.

Em conversa com jornalistas, o executivo explicou que o principal desafio no começo é o fluxo de caixa do comerciante, que será acompanhado pelo Mercado Pago, de modo que o usuário consiga ver no app os locais onde pode sacar.

Inicialmente, a estrutura do Express tem foco em empresas pequenas. Contudo, Gabriela Szprinc, head de pagamentos do Mercado Pago, afirmou que esses comerciantes precisam de uma “estrutura mínima” para receber pagamentos, como ter CNPJ e um loja física.

Oliveira explicou ainda que há planos para levar a solução para grandes empresas, mas não há parceiros definidos.

Como funciona

Para usar o Pix Saque do Mercado Pago, o cliente chega ao estabelecimento e informa quanto quer sacar; o comerciante inclui o valor no app do Mercado Pago por meio da opção ‘loja express’, confirma e gera o QR Code. O usuário faz a leitura do código QR com a câmera do celular, o app do Mercado Pago revisa a operação e confirma para receber o dinheiro. Comerciante e usuário recebem a confirmação na conta.

No modo de depósito com QR Code, o funcionamento é o mesmo, inclusive com a confirmação ao término da operação. A única diferença é que o usuário fará o depósito em conta e entregará o montante à loja.