A Oi acrescentou uma nova funcionalidade a seu app Oi Colaborador (Android, iOS), usado para a comunicação entre a empresa e seus funcionários. A novidade é o acompanhamento da saúde de mais de 14 mil trabalhadores, sendo que boa parte deles, aproximadamente 11 mil, está trabalhando de casa. A solução, que também pode ser acessada pela intranet, já recebeu cerca de 62 mil mensagens de reporte de condições de saúde dos profissionais da empresa, e foram feitos mais de 3 mil teleatendimentos com médicos e psicólogos. Desde que o isolamento social começou por conta da pandemia do novo coronavírus, o Oi Colaborador teve aumento de 1.400% no número de acessos ao aplicativo.

Outra ferramenta usada pelos funcionários da operadora é o atendente virtual Teo, usado pelos colaboradores em computadores ou smartphones para tirar dúvidas gerais. O funcionário recebe um link, via e-mail ou SMS, por exemplo, para acessá-lo. Com ele, é possível fazer questionamentos sobre benefícios e como agilizar processamento remoto de documentos, como atestados de saúde. Neste primeiro mês de quarentena, mais de 6 mil interações foram feitas com o chatbot.

O Oi Colaborador também foi adaptado para ser um portal para ofertar conteúdo e realizar palestras online, dentre outras iniciativas.

Time de lojas

Com relação aos contratos trabalhistas, a operadora fechou uma negociação com os sindicatos para o momento, envolvendo férias coletivas e suspensão de contrato de trabalho – voltado principalmente para os funcionários das lojas, que estão fechadas. De acordo com a Medida Provisória do Governo Federal, a empresa é responsável por prover 30% do salário e o governo, 70%, com base nas regras do Seguro Desemprego. A Oi colocou aproximadamente 35% das equipes das lojas com os contratos suspensos e 65% exercendo, principalmente, atividades de vendas em home office. Para completar e garantir o salário bruto mensal que os funcionários recebiam antes da pandemia, a Oi negociou com os sindicatos uma complementação adicional. A empresa também manteve os benefícios já oferecidos ao colaborador.