A Microsoft afirmou que a recente disputa entre Apple e Epic Games pode causar danos aos seus jogos. Segundo a Reuters, em seu posicionamento feito junto à Corte Distrital do Norte da Califórnia no último domingo, 23, o gerente geral de experiência de jogos da Microsoft, Kevin Gamill, disse que, se a disputa escalar e a Apple cortar o acesso para jogos com o software Unreal Engine da Epic do iOS e MacOS, os seus jogos podem sair do marketplace.

No caso, Gamill explicou que a Microsoft tem a licença enterprise-wide e que a tecnologia do Unreal está embarcada em games como Forza Street (iOS). O executivo da Microsoft afirmou ainda que poderá ter que escolher entre dois caminhos se a disputa continuar e o Unreal não funcionar mais nos sistemas operacionais: se continua no ecossistema da Apple ou se usará outro software de engenharia quando estiver preparando os jogos.

No processo, Nicholas Penwharden, vice-presidente de engenharia da Epic, disse que outros clientes também procuraram a companhia com receios acerca da continuidade do software no iOS e no Mac. Importante dizer, a Unreal Engine é uma suíte completa de ferramentas de desenvolvimento para jogos e aplicativos que demandam de tecnologias de design de visualização e experiência cinemática, seja em PC, console, dispositivos móveis, realidade virtual e realidade aumentada.

Entenda

A confusão entre Epic e Apple começou na última quinta-feira, 13. A Epic lançou um meio de pagamento dentro do Fortnite sem integração aos sistemas de billing de Apple e Google. Em seguida, a opção de download do jogo foi retirada da App Store e, no dia seguinte, da Google Play. Nas redes sociais, o CEO da desenvolvedora de jogos acusou a Apple de comportamento anticompetitivo. Além disso, a empresa entrou com processos na Corte Distrital do Norte da Califórnia para voltar às lojas de apps. Em resposta na Corte, a Apple afirmou que era vítima de um movimento orquestrado da Epic, e que a desenvolvedora de jogos burlou o sistema de pagamento, o que gera quebra de contrato, punição e expulsão da App Store.