O banco Itaú foi o primeiro a testar as APIs do Open Gateway. E, nesta semana, lançou uma plataforma proprietária para ser usada internamente para centralizar, padronizar e distribuir as APIs de rede móvel entre as diferentes áreas do banco. Não à toa, em maio deste ano, a instituição financeira divulgou que contabilizava 5 milhões de chamadas mensais para a de SIM Swap Detection, que permite checar informações sobre mudanças de SIMCard nas redes das operadoras, totalizando 36,5 milhões de vezes. testa desde o início de 2023 a API de SIM Swap do Open Gateway.

Outro avanço foi a integração da funcionalidade Quality on Demand (QoD). Neste caso, a solução contribuiu para uma redução de até 30% no tempo de navegação em ambientes críticos do aplicativo do banco, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Segundo o Itaú, a ferramenta otimizou a performance e a satisfação do usuário.

O Know Your Customer (KYC) já está implementado na ferramenta IU Open Gateway. Desde a implantação até abril deste ano, foram realizadas 3 milhões de consultas, com:

– redução de custos de aproximadamente 15%;

– e melhoria de performance em 10% na análise da base de clientes por meio da API.

A solução verifica se os dados cadastrais informados pertencem, de fato, ao titular da linha telefônica, auxiliando na prevenção de fraudes e no atendimento a exigências regulatórias.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!