A Globant, companhia de soluções tecnológicas para a transformação digital de empresas, abre em São Paulo um novo escritório  e um Centro de Inovação em Tecnologias Emergentes, como IA e computação quântica. Há duas semanas, a empresa anunciou um plano de investimento de US$ 1 bilhão para a América Latina. De acordo com o CBO e diretor executivo de negócios para a América Latina, Ignacio Iglesias, durante a inauguração do escritório nesta quinta-feira, 24, “o centro de estratégia na América Latina para os próximos anos é no Brasil”.

Além da abertura do escritório, a Globant pretende expandir para todo o País, com unidades menores, e contratar até 4 mil profissionais nos próximos cinco anos. Entre as principais localidades previstas, estão: Campinas, Rio de Janeiro, Florianópolis e a região Nordeste.

Em relação às contratações, metade vai atender clientes e projetos dentro do Brasil e a outra metade vai participar de projetos em outros lugares do mundo. Com o objetivo de aprender com o mercado brasileiro, o novo escritório na capital paulista estará focado em desenvolver a investigação em tecnologias como a inteligência artificial (IA) e suas aplicações, implementando também as soluções de um dos seus parceiros mundiais, a Salesforce.

Com cerca de 1,2 mil funcionários trabalhando atualmente em São Paulo, em São José dos Campos – sua outra unidade no Brasil – e de forma remota, a empresa cresceu, chegando a ter um aumento expressivo de sua equipe a partir de 2019. A Globant foi fundada há 20 anos e chegou no País em 2012.

Neste momento, a consultoria digital possui 65 clientes no Brasil, dentro de segmentos como varejo, consumo, mídia, saúde e logística. No âmbito global, a Globant atende e/ou desenvolve projetos (especialmente software) para Google, Santander, Nissan, Unilever, YPF, entre outros. Já dentro do País, o Sebrae é um de seus principais clientes. Segundo o cofundador e presidente da Globant Latam, Guibert Englebienne, a empresa está presente em 70 cidades de 35 países.

Na América Latina, os escritórios operam em 13 diferentes regiões na Argentina, cinco na Colômbia, quatro no México, três no Chile e duas no Uruguai.