A BWS IoT firmou parceria com a Sateliot para oferecer a seus clientes conectividade de satélites de baixa órbita (LEO). A ideia da parceria é levar conexão híbrida (satelital e terrestre) para novos dispositivos de internet das coisas.
Atualmente, a BWS tem em seu portfólio dispositivos conectados para rastreamento, telemetria, recuperação e gestão de ativos. Ao todo são 3,4 milhões de equipamentos em sua base e uma carteira de mais de 3 mil clientes no Brasil. Por sua vez, a Sateliot é uma operadora satelital da Espanha que oferta globalmente conexão LEO combinada com 5G NB-IoT baseada no release 17 do 3GPP e com core virtualizado na nuvem AWS.
Com a parceria entre as duas companhias, os clientes empresariais que tiverem os futuros equipamentos com conectividade híbrida poderão enviar dados via satélite em áreas remotas que não têm apoio das redes celulares terrestres.
Próximas etapas
O projeto será feito em fases, sendo que a prioridade inicial é para os segmentos de agronegócio e transporte de cargas. Os primeiros dispositivos devem ser lançados em 2026, após testes de interoperabilidade entre fornecedora e operadora.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA
