WhatsApp; Comunidades

A partir desta quinta-feira, 14, o WhatsApp (Android, iOS) começa a testar um novo recurso que deverá expandir o conceito de grupos no app de mensageria. Chamado de Comunidades, a proposta é ser uma nova forma de organizar os grupos e formar subgrupos. Mas, ao contrário do Telegram, por exemplo, o WhatsApp não aceitará grupos com milhares de participantes. A proposta continua a mesma: de que as pessoas dos grupos se conheçam. Esta regra acontece pelo menos até o fim das eleições no Brasil, já que existe um acordo entre Meta e o TSE de que não serão feitas mudanças no aplicativo no período eleitoral.

Os participantes poderão receber, via administradores, atualizações enviadas para toda a Comunidade e organizar facilmente grupos de discussão menores. Contará ainda com novas funcionalidades como: reagir a um comentário com emojis mais rapidamente, assim como acontece no Facebook; compartilhar arquivos de até 2GB; fazer chamadas de voz para até 32 participantes.

WhatsApp; Comunidades

Exemplos das novidades do Comunidades: reações às mensagens mais fáceis de serem inseridas; compartilhamento de arquivos de até 2 GB, entre outras. Crédito: WhatsApp

Apenas os administradores da comunidade poderão mandar mensagens gerais, para todos. Os membros da comunidade podem conversar em grupos menores criados ou aprovados por admins. A ideia é que o limite do número de participantes dos grupos cresça conforme admins e usuários ganhem mais controle.

Vale dizer que o Comunidades não está disponível ainda, mas está sendo testado por um pequeno grupo. Por isso, ainda não foram divulgadas mais informações como, or exemplo, o número máximo de usuários. Espera-se que o limite será na casa dos milhares.

Novas ferramentas permitirão que os administradores enviem avisos a todos os participantes e façam o controle de quais grupos podem ser adicionados. Eles também poderão remover grupos e membros da comunidade. E os admins dos grupos poderão apagar mensagens ou arquivos de mídia que considerar inapropriados.

O WhatsApp também informou que vai incluir a possibilidade de as pessoas saírem de um grupo de maneira silenciosa, sem que ninguém seja notificado.

Na aba principal de cada comunidade do WhatsApp, haverá uma descrição e uma lista de grupos nos quais as pessoas podem escolher entrar, de modo a criar uma organização para as conversas de grupos maiores.

O WhatsApp manterá a restrição de encaminhamento das mensagens. Com o lançamento das Comunidades, as mensagens que já foram encaminhadas só poderão ser encaminhadas novamente para um grupo de cada vez, ao invés de cinco grupos, que é o limite atual de encaminhamento.

De acordo com o WhatsApp, as Comunidades terão a criptografia de ponta a ponta, reafirmando o compromisso da empresa com a privacidade de seus usuários.