CEO do Spotify, Daniel Ek

O Spotify (Android, iOS) está facilitando o acesso e os custos de seus serviços para produtores de conteúdo durante a pandemia do coronavírus. De acordo com anúncio feito nesta quarta-feira, 25, a empresa deixará de arrecadar lucros com o SoundBetter, um marketplace para talentos musicais.

Além disso, o serviço de edição e publicação de podcasts, Anchor, não cobrará pelos recursos de suporte ao ouvinte; e a plataforma de edição de áudios Soundtrap oferecerá testes gratuitos para educadores.

Outra ação do Spotify anunciada nesta quarta-feira é o Spotify Covid-19 Music Relief, um fundo de ajuda para instituições que apoiam a comunidade musical durante a crise. Por meio de um site, os usuários podem escolher três instituições para receber o dinheiro: MusiCares, PRS Foundation ou Help Musicians. Para cada US$ 1 doado, o serviço de streaming fará uma doação igual. O objetivo deste fundo é chegar a US$ 10 milhões.

Em breve, os artistas que usam o Spotify for Artists também terão um recurso de doação para ser usado em suas contas no serviço de streaming. Os músicos poderão pedir os recursos para si ou para outros artistas que precisam de apoio financeiro.