Começam a vazar na imprensa mundial detalhes do que serão os primeiros dispositivos a vir equipados com o sistema operacional BlackBerry 10. Os smartphones devem vir com algumas features já antecipadas em lançamentos recentes da empresa, e começarão a chegar ao mercado no fim do ano.

Segundo o site americano N4BB, a RIM teria dois modelos de smartphone prontos para lançamento: um da linha L, cujas funções serão todas touchscreen; e outro da linha N, o qual viria equipado com o clássico teclado QWERTY característico dos aparelhos BlackBerry.

O device da série L teria tela OLED com resolução de 1280 x 768, semelhante àquela dos smartphones da linha Galaxy, da Samsung. Caso confirmado, seria a primeira vez que a BlackBerry lançaria um dispositivo nesses moldes. Já os dispositivos da série N seriam direcionados aos “puristas”, mais no molde dos BlackBerries antigos, com tela de 720 x 720.

Ainda segundo o site, a série L chegará ao mercado em setembro, enquanto a série N deve ver a luz do dia no primeiro trimestre de 2013. Ainda não há previsão de preços para os aparelhos.