A tecnologia móvel está entre as prioridades da indústria nacional para os próximos dois anos. É o que revela pesquisa realizada pela Totvs em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas com 800 executivos de TI de indústrias com faturamento anual acima de R$ 5 milhões em sete segmentos: bens de consumo, bens duráveis, metal-mecânico/plástico, têxtil/vestuário, química/reciclagem, extrativismo/beneficiamento, e papel/celulose.

Nos próximos dois anos, 63% das empresas entrevistadas estão totalmente ou muito dispostas a investir em soluções em dispositivos móveis. Em uma lista de 13 tecnologias apresentadas aos entrevistados, mobilidade fica atrás apenas de modernização de infraestrutura de TI (72%) e segurança cibernética (69%).

Merece destaque também o fato de 41% das indústrias pretenderem investir em serviços financeiros móveis dentro de dois anos

Por outro lado, chama a atenção o baixo interesse por algumas tecnologias que estão em voga atualmente, como blockchain, inteligência artificial e IoT, para as quais as proporções de indústrias que as incluem entre as prioridades de investimento são de 32%, 31% e 26%, respectivamente. 55% dos entrevistados disseram não ter nenhum ou pouco interesse em investir em Internet das Coisas, e 45% disseram o mesmo sobre blockchain e inteligência artificial.

O CEO da Totvs, Dennis Herszkowicz, entretanto, explica por que tais resultados não preocupam a empresa, que vem investindo bastante em inteligência artificial: “As tecnologias são enablers. Você não vende inteligência artificial ou blockchain sozinhos, mas dentro de soluções. A questão é produtizar as tecnologias, em vez de falar delas por si só.” A estratégia que a Totvs vem seguindo é mostrar para os clientes exemplos práticos de como tecnologias como a inteligência artificial podem ser aplicadas para aumentar a eficiência e melhorar os resultados. “Falar de tecnologia pela tecnologia, sem contexto de negócios, não atrai o cliente. É preciso contextualizar”, complementa o vice-presidente de plataformas da Totvs, Gustavo Bastos, 

 Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o evento Universo TOTVS, nesta terça-feira, 25, em São Paulo.

CEO da Totvs, Dennis Herszkowicz, durante a abertura do Totvs Universe