A Gupshup, plataforma de IA conversacional para automação de marketing, comércio e atendimento, arrecadou mais de US$ 60 milhões em rodada de financiamento que combina capital e dívida. Globespan Capital Partners e EvolutionX Dept Capital foram os principais participantes da rodada. O investimento servirá para impulsionar a expansão da companhia indiana em mercados onde a empresa já atua, como América Latina, Oriente Médio e África, além da própria Índia, além de conquistar clientes de grande porte e escalar a adoção de agente de IA. A companhia possui mais de 100 mil clientes em 130 países.
No Brasil, soluções integradas ao WhatsApp estão liderando a demanda. “As empresas brasileiras utilizam agentes de IA principalmente para automação de marketing, atendimento ao cliente e vendas, com foco em escalar relacionamentos por meio de canais de mensagens”, detalha o executivo.
“O Brasil é um mercado estratégico para a Gupshup, com alta penetração mobile e crescente demanda por soluções de IA conversacional em setores como e-commerce, fintech, varejo e atendimento ao cliente. Na América Latina, além do Brasil, países como México, Colômbia e Argentina também apresentam forte adoção de tecnologias de engajamento conversacional. A região é prioridade no plano de expansão global da empresa”, disse Beerud Sheth, CEO da Gupshup, em resposta por e-mail a Mobile Time.
O mercado do continente africano também é estratégico para a companhia. Sheth explica para este noticiário que se trata de um mercado emergente “prioritário para a Gupshup, com alta demanda por soluções de comunicação automatizadas, especialmente em setores como telecomunicações, bancos e serviços públicos. O avanço da conectividade móvel e o aumento do uso de smartphones e pagamentos digitais criam condições ideais para a adoção de agentes de IA. A empresa está investindo em soluções escaláveis e multilíngues, adaptadas às necessidades locais”.
Entre as principais demandas das empresas para a Gupshup, estão produtos como agentes de IA conversacional, anúncios agentes de IA conversacional, anúncios Click-to-Chat, CoPilot de campanha de IA, assistente de agente, Personalize, gerenciador de campanha.
Entre as novidades que deverão aparecer em breve, Sheth antecipou recursos incluem agentes multimodais com interações de voz, integrações mais profundas com plataformas de comércio e CRM e ferramentas de baixo código/sem código (low-code/no code) que permitem a criação rápida de experiências de IA conversacional.